Notícias
Museu A Estação conta a história da comunidade ferroviária de Palmela
“Era um compromisso e um desejo antigo do município de Palmela o desenvolvimento de uma estrutura museológica que refletisse a identidade da comunidade ferroviária do Pinhal Novo, vila que se desenvolveu em torno do caminho de ferro”, mas também a criação de “um ponto de acesso a informação sobre toda a freguesia do Pinhal Novo, as suas tradições e a cultura caramela, associadas à génese agrícola deste território”, explicou a autarquia, em resposta à Lusa.
O museu, inaugurado em 1 de junho, representou, entre obras de adaptação e acessibilidade, produção de materiais gráficos e mobiliários, um investimento de cerca de 125 mil euros.
O espaço, conseguido através de um contrato de subconcessão com a IP Património, está situado no rés do chão da antiga estação ferroviária do Pinhal Novo, permitindo assim valorizar o edifício e a história que ele conta.
A exposição apresentada aos visitantes é construída na sua maioria por doações de antigos ferroviários ao Museu Municipal de Palmela, numa primeira fase “peças doadas pela família de Rafael Augusto Rodrigues e o depósito da coleção de Manuel Ribeiro”, que expõem memórias locais ou objetos historiográficos sobre as linhas do Sul, Sueste e Ramal do Montijo.
Atualmente, o espólio, que apela principalmente à população local, agrega-se em nove subtemas: A linha ferroviária Sul e Sueste no contexto dos caminhos de ferro em Portugal; A energia que faz mover os comboios: do vapor à eletricidade; Quotidianos ferroviários; Ser ferroviário: a multiplicidade das funções nos caminhos de ferro; As estações ferroviárias de Pinhal Novo: do século XIX ao século XXI; A torre de sinalização e manobra ferroviária, uma obra de Cottineli Telmo; O universo da Arrábida no património azulejar d’A Estação do Pinhal Novo; Pinhal Novo: de lugar a vila com centralidade ferroviária; e O transporte ferroviário: uma opção de futuro ambientalmente sustentável.
“Pretende-se que seja um projeto aberto, dinâmico e em constante diálogo com o público e com a comunidade ferroviária, na identificação de outras temáticas e sugestões e no depósito de outras peças ou coleções”, salienta o município, no distrito de Setúbal.
A autarquia refere ainda que a partir do próximo ano letivo haverá “material pedagógico especialmente vocacionado para explorar a exposição com a comunidade educativa” e que trabalhará para que o espaço passe a ser “progressivamente o mais inclusivo possível”.
O museu está aberto de terça-feira a domingo das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00.
Fonte: Notícias ao Minuto
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Portuguesa define novo estádio para jogar durante reforma do Canindé
A Portuguesa anunciou na tarde desta segunda-feira (20) o novo…
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…