Notícias
Nasce em Lisboa novo centro cultural com foco em artistas da língua portuguesa
Por Ígor Lopes
O Espaço Talante, uma casa de cultura essencialmente da língua portuguesa, vai abrir as suas portas com o objetivo de juntar em todos os tipos de arte o que há de melhor do idioma que aproxima Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, Guiné Equatorial e Moçambique.
O local caracteriza-se por estar dentro da livraria Ler Devagar e a inauguração será no dia 18 de maio com a exposição “Objeto de poeta e livro de artistas”, de Ferreira Gullar. A curadoria do centro cultural é de Antonio Grassi e Ciça Castello.
“A Ler Devagar é o principal ponto cultural da LX Factory. A ideia é que lá seja bem mais do que um local que vende livros. Vai passar a ser um ponto de encontro, um lugar onde é possível pensar em várias coisas, além do livro. Ao nos associarmos a Ler Devagar, queremos construir um lugar que tenhamos uma programação que trate de outras linguagens, tendo como foco maior a língua portuguesa”, explicou o ator Antonio Grassi, que foi diretor-presidente do Instituto Inhotim, um dos espaços mais cultuados do Brasil, até o início de 2022, quando se mudou para Lisboa.
A ligação de Grassi com a LX Factory vem de outros tempos. Em 2012, ele foi o comissário brasileiro do Ano do Brasil em Portugal. A celebração deixou de legado uma área de eventos decorada com uma obra do artista plástico pernambucano Derlon.
“É muito bom voltar à LX Factory, dez anos depois, e ver a área onde organizamos o Espaço Brasil preservada, da forma como a construímos. Recebemos como uma manifestação de apreço e carinho dos portugueses pelo que realizamos ali”, afirmou Grassi, que é conhecido do grande público pelos mais de 30 trabalhos como ator na TV, entre eles, as telenovelas “Chocolate com Pimenta” e “Força de um Desejo”.
A programação do Espaço Talante será variada e a intenção dos seus curadores é preencher o dia todo com eventos de diferentes formatos.
“Pela manhã, pensamos em utilizar para formações educacionais, ciclos de conversas, leituras de livros, o que tem mais a ver com a natureza dessa parte do dia. À tarde, queremos deixar livre para as pessoas conhecerem o espaço e assistirem às exposições. Entre 13h e 18h, o Talante estará aberto para as pessoas verem belas imagens, ouvirem boa música, enfim, estarem e sentirem o lugar. No fim do dia, principalmente aos fins de semana, a ideia é abrir para monólogos ou peças teatrais de duas pessoas num formato intimista, além de eventos que tragam a boémia para a LX Factory. Teremos noites de fado, saraus de poesia. Sempre um espaço para a palavra em português”, afirmou a fotógrafa e produtora de elenco Ciça Castello.
A escolha pela exposição de abertura leva em conta a importância universal de Ferreira Gullar e o ineditismo em Portugal.
“Além da grande história como autor literário, Ferreira Gullar teve uma produção como artista plástico que nem sempre é conhecida. E estando num lugar com natureza literária, como a Ler Devagar, faz muito sentido aproveitar a oportunidade de mostrar em Portugal, pela primeira vez, o outro lado de um grande artista”, acrescentou Antonio Grassi.
Exposição “OBJETO DE POETA E LIVRO”
Portugal vai receber pela primeira vez uma exposição sobre um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos: Ferreira Gullar. Com o nome “Objeto de poeta e livro de artistas”, a mostra procura diversas vertentes do maranhense, morto em 2016. A exposição fica em cartaz entre 18 de maio e 18 de junho, no Espaço Talante, uma nova casa de cultura dentro da livraria Ler Devagar, na LX Factory.
“Objeto de poeta e livro de artistas” tem a curadoria da poeta Cláudia Ahimsa, viúva de Ferreira Gullar. Na exposição, o visitante poderá acompanhar como uma colagem de papel leva a uma série de esculturas em metal, e livro-objeto; como um caderno para desenhar (primeiro presente de Cláudia Ahimsa para Gullar) retorna caderno de desenhos para ela, e volta livro-objeto de presente (póstumo) para ele; como uma fotografia que leva a uma foto-instalação imersiva, que leva a um livro de colagens. O livro, que contém as obras, estará à venda.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…
Feira do Livro do Porto abre com 130 ‘stands’ e centenas de atividades
A Feira do Livro do Porto, que abriu nesta sexta-feira…
Fadistas Jorge Fernando e Maria Emília se apresentam na Casa de Portugal São Paulo
No sábado, dia 24 de agosto, a Casa de Portugal…