Notícias
- Home
- Associados
- Negócios Rentáveis em Portugal: 15 ideias para você investir [Nacionalidade Portuguesa Assessoria]
Negócios Rentáveis em Portugal: 15 ideias para você investir [Nacionalidade Portuguesa Assessoria]
Pensar em ter um negócio em Portugal todo mundo já pensou, mas fazer com que ele seja um sucesso é uma outra situação! Pensando nisso, vamos te contar aqui sobre 15 ideias de negócios rentáveis em Portugal para você já começar a empreender acertando!
Por que abrir um negócio em Portugal?
Não é de hoje que Portugal incentiva o empreendedorismo em seu território.
E já falamos aqui algumas vezes sobre as oportunidades que você terá em Portugal para poder surfar esta onda favorável aos empreendedores.
E por que empreender em Portugal é uma boa?
Bom, vamos lá! Poderíamos listar inúmeras razões, mas vamos nos limitar às 5 principais:
Portugal possui uma economia sólida e estável – apesar de uma crise aqui e outra lá, a economia do país possui a característica de ser resiliente;
A língua portuguesa – poder negociar e realizar vendas em português facilita muito as coisas! Além disso, poder entender os contratos que está assinando, principalmente com bancos e seguradoras também é uma grande vantagem!;
Portugal é destino de investimentos estrangeiros – somente em 2019, foram mais de 7 bilhões de euros investidos em território português;
Brasileiros podem empreender em Portugal – com o Visto D2, o governo português facilitou a vida daqueles que querem ter negócios rentáveis em Portugal;
Custo de vida baixo e baixo custo de mão-de-obra – conhecido por ser um dos países mais baratos para se viver na Europa, o custo de vida em Portugal não é tão alto, se comparado com outros países do bloco, e a mão de obra também não é tão cara, já que o valor do salário médio bruto é de 1.326,00€, comparado com a Alemanha, por exemplo que é de 2.415€.
Quando todos os pontos que falamos acima são colocados na ponta do lápis, você irá perceber que ser empreendedor em Portugal pode ser uma excelente ideia!
Como abrir um negócio em Portugal?
Na prática, abrir um negócio em Portugal é mais simples do que parece!
Começando pela parte burocrática, hoje, há a possibilidade de você abrir uma empresa em Portugal de forma rápida e prática, através do programa Empresa na Hora e vários outros procedimentos que podem ser feitos de forma online, o que facilita muito!
Via de regra, para abrir uma empresa você precisará de:
Cartão de contribuinte ou NIF (como CPF);
Documento de identificação (cartão de cidadão, bilhete de identidade, passaporte ou autorização de residência);
Cartão de beneficiário da Segurança Social (facultativo);
Abertura de uma conta bancária empresarial.
Quando for abrir a sua empresa, você poderá optar por duas modalidades de empresas:
Singular (Nome individual do empresário; Sociedade Unipessoal por quotas; ou Estabelecimento individual de responsabilidade limitada); ou
Coletiva (Sociedade por quotas; Sociedade Anônima (S.A.); Em nome coletivo ou Sociedade em Comandita).
Posso empreender em Portugal, sendo brasileiro?
Sim e Portugal agradece!
Nos últimos anos, o governo português tem incentivado o investimento estrangeiro e, por isso mesmo, existe o chamado “Visto de Empreendedor”, o famoso Visto D2, que permite ao estrangeiro, que não possui cidadania de algum país da União Europeia, a empreender em Portugal.
Então, assim que você tiver ideias de negócios rentáveis em Portugal, já comece a preparar um belo plano de negócios, em um modelo que poderá ser mais facilmente aceito em Portugal e já comece a pensar no seu sucesso!
Mas, se você ainda não tem nenhuma ideia em mente, não se preocupe, pois vamos te passar algumas sugestões!
Ideias de negócios rentáveis em Portugal
Antes de partir para as sugestões, vale lembrar que há alguns setores do mercado de Portugal que terão mais concorrência que outros, justamente pelo fato de tais setores já terem muitos empreendimentos.
Alguns desses setores são: o do turismo; o setor alimentício; e de beleza e estética.
Mas, isto quer dizer que você não deverá investir neles?
Não, você pode investir, mas a ideia é que você consiga inovar no seu empreendimento em Portugal, a ponto de fazer com ele possa se destacar da concorrência e, assim, você garante a rentabilidade do seu negócio.
Por isso é tão importante fazer um bom plano de negócios bem estruturado e conhecer muito bem o mercado e os seus concorrentes.
Então, dentro dos setores que são os mais comuns e aqueles mais inovadores e desafiadores, como os setores da saúde, tecnologia e construção civil, vamos sugerir alguns negócios rentáveis em Portugal, para você poder levar em consideração.
1 – Alimentação saudável e/ou vegana
É notável a crescente preocupação da população com a alimentação saudável e o menor consumo de carne.
Fazer desta necessidade um negócio rentável em Portugal pode ser desafiador, já que o país adora uma proteína animal, mas pode, com certeza, atender um nicho mais jovem da população que já não pensa mais como antigamente e quer buscar uma mudança.
Segundo a Associação Vegetariana Portuguesa – AVP, Portugal possui 120.000 vegetarianos, dos quais 60.000 são veganos e este número quadruplicou em uma década, imagine o quanto ele ainda pode crescer!
Ou seja, para quem está buscando ter um negócio rentável em Portugal, está aí uma boa oportunidade!
2- Empresa de prestadores de serviços
Ter indicação de pessoas de confiança para fazer algum serviço é sempre complicado, principalmente quando você muda de país.
Uma ideia de negócio é justamente prover este serviço para as pessoas que estão em busca de profissionais para realizar serviços como pequenas obras, dar aulas, limpar, prestar assistência técnica, entre outros.
É o caso dos portais Fixando.pt e Zaask.pt, por exemplo, que são negócios totalmente online que podem se tornar negócios rentáveis em Portugal, se bem administrados e se os serviços se expandirem por todo o território português e, quem sabe, até outros lugares da Europa.
3- Empresas de recrutamento de profissionais de TI e da área da saúde
Os profissionais mais disputados na Europa são os profissionais de TI (programadores, desenvolvedores, engenheiros etc) e profissionais do setor da saúde (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas etc).
Ter uma empresa, na qual tais profissionais poderão contar com o apoio e assessoria para poderem se mudar para Portugal, com tudo certo é, com certeza, uma boa ideia para um negócio rentável.
4- E-Commerce
Ter uma loja online é muito amplo e há uma série de possibilidades e questões que devem ser observadas, como a questão do produto que você deseja comercializar, a forma como quer divulgar e a parte logística.
De qualquer forma, desde a pandemia, muitos negócios se tornaram rentáveis em Portugal em 2021, justamente em razão da venda online.
Assim, se você possui uma ideia de produto ou serviço que pode ser vendido online, este é o momento para colocar os seus planos em prática!
5- Oferta de soluções digitais
Se você não está na Internet, você não está no mundo!
Uma das ideias de negócios rentáveis em Portugal é oferecer a digitalização de processos em empresas e comércios, a fim de melhorar os seus sistemas de produção e de vendas.
Tais soluções digitais vão desde o desenvolvimento de softwares e aplicativos, até soluções de marketing digital e elaboração de sites.
Tais serviços podem ser prestados, inclusive, sem a necessidade de você ter uma grande estrutura empresarial, como empresa Singular (freelancer), você já poderá iniciar as ofertas de seus serviços e, não necessariamente você deverá se limitar ao território português, expanda seus horizontes para a União Europeia toda!
6- Gestão de Alojamento Local
Sabe aqueles mimos que você recebe quando você se hospeda em um Alojamento Local, como um AirBnB? Então, eles foram muito bem preparados e planejados por uma empresa que faz a gestão daquele local onde você está.
Desde que Portugal virou um dos destinos turísticos mais disputados da Europa e o país ganhou o selo de Safe Travels, pela World Travel & Tourism Council, não tem como negar que o setor do turismo é, sem dúvidas, rentável!
A empresa de gestão de alojamento local requer muito trabalho, mas pode compensar, já que, geralmente, é cobrada uma comissão para cada reserva que é feita no imóvel e os serviços oferecidos vão desde administração de reservas e recepção dos hóspedes, até serviços de limpeza e manutenção do imóvel.
Cidades maiores, como Lisboa e Porto, já possuem um setor um pouco saturado, mas as cidades menores ainda carecem de empresas que prestam bons serviços.
7- Produção de Eventos
Se tem uma coisa que brasileiro sabe fazer, é uma boa festa!
Brincadeiras à parte, organizar um evento requer muita responsabilidade e trabalho, mas quando o trabalho é feito com excelência, pode se tornar uma boa ideia!
A organização de eventos não precisa ser para fazer grandes festivais ou exposições em grandes museus.
Para tornar o seu negócio rentável em Portugal com pouco investimento, você pode começar com a organização de festas de aniversário, casamentos e até confraternizações de empresas.
8- Consultoria em Sustentabilidade
Você tem experiência no setor ambiental ou de sustentabilidade? Se sim, você já pode sorrir, pois as chances do seu negócio ser rentável em Portugal já aumentaram!
A Europa está cada vez mais preocupada com as questões ambientais e com o futuro do planeta.
Assim, principalmente as grandes empresas e o setor da agricultura estão sendo cada vez mais cobrados pelas autoridades europeias, para apresentarem práticas sustentáveis em suas produções.
Se você possui conhecimento no assunto, ofertar consultoria com soluções inovadoras poderá ser uma grande ideia de negócio! E se você não tem conhecimento na área, mas possui interesse, você pode fazer um curso sobre isso, um deles é o curso de Ecologia e Gestão Ambiental, oferecido pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
9- Dar aulas de Português e fazer traduções
Depois do Brexit e depois que Portugal virou destino querido por muitos europeus, a quantidade de pessoas que não falam português aumentou muito e, como todo mundo sabe, que português não é uma língua fácil, que tal ajudar esse pessoal e sobreviver em Portugal?
Dar aulas em plataformas como iTalki e Preply , por exemplo, garante que você possa trabalhar sem sair de casa e, você ainda poderá oferecer os seus serviços nos grupos de expatriados do Facebook.
Além disso, se quiser ajudar ainda mais, você ainda poderá oferecer serviços de acompanhamento nos órgãos públicos, hospitais etc, para servir como tradutor.
Esse é um dos negócios rentáveis com pouco investimento em Portugal, que pode ser um bom começo para o seu sucesso!
10- Abrir uma franquia
Já falamos aqui sobre como você pode abrir uma franquia em Portugal, mas é sempre bom lembrar que este modelo de negócio, pode ser bastante interessante para o empreendedor de primeira viagem!
Os sites da APF – Associação Portuguesa de Franchising , Eurofranquias e Best Franchising, oferecem informações e muitas opções de franquias em Portugal que você poderá estudar para verificar qual é a melhor opção para você.
11- Prestação de serviços para idosos
Segundo o Instituto Nacional de Estatística de Portugal – INE, até 2080, Portugal terá mais de 3 milhões de idosos, o que pode representar mais de 20% da população.
Pensando no futuro, investir em um setor que possa atender às necessidades dos mais velhos, pode ser um negócio rentável em Portugal.
O atendimento pode ser desde prestação de serviços como acompanhamento, transporte, até serviços de cuidador que, aliás, possui uma alta demanda no país e pagam valores entre 450€-1.300€.
12- Produtos de segunda mão e reciclagem
Ainda aproveitando o apelo da preocupação ambiental, promover um negócio que sustente o consumo consciente poderá atrair muitos clientes para fazer do seu negócio um sucesso!
A venda de produtos de segunda mão poderá ser nichada, vendendo, por exemplo, somente roupas, ou somente móveis ou peças decorativas.
Além disso, a diversidade do setor, permite que você possa ter loja física ou online, ou as duas.
13- Impressão 3D
Se tem um tipo de tecnologia revolucionária que está crescendo e ainda é pouco conhecida em Portugal, é o da impressão 3D.
Com uma impressora 3D, que você poderá comprar pela internet e ainda poderá utilizar plásticos biodegradáveis, para se manter no apelo de preservação ambiental, você poderá imprimir diversos produtos que poderão ser comercializados online ou em lojas físicas.
E, ainda, se você tiver um pouco mais de dinheiro para investir em maiores equipamentos, você ainda poderá produzir equipamentos e peças para a indústria.
14- EdTech
Poder investir em um setor que ensina com tecnologia, poderá ser um dos negócios rentáveis em Portugal, para você.
Atualmente, toda nova ideia que apresenta soluções tecnológicas para o setor educacional, que variam desde softwares, até aplicativos e jogos, poderá ser uma boa ideia de investimento em Portugal.
15- Consultoria Empresarial
Se você fez um mestrado em Portugal ou em outro país da Europa que te permitiu ter bastante conhecimento do mercado português ou europeu ou, ainda, possui muita experiência no setor empresarial, prestar uma consultoria para todos esses novos empreendedores que estão pensando em empreender em Portugal, poderá ser o seu negócio rentável!
Vale a pena ter um negócio em Portugal?
Depois de todas as dicas que passamos aqui, a resposta para esta pergunta dependerá de uma série de fatores, mas uma coisa é certa: desde que você faça a sua lição de casa e tenha em mãos um bom plano de negócios, valerá a pena empreender em Portugal.
Passamos aqui algumas ideias de pequenos negócios rentáveis em Portugal, até negócios que dependerão de maior investimento e planejamento.
Agora, afirmar, de fato, quais os negócios mais rentáveis em Portugal, vai depender de muitos fatores mas, quem sabe o seu empreendimento será um deles!
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Como a Tecnologia Revoluciona a Infraestrutura Hospitalar do Futuro: Verdade ou Mito? [Teltex]
O setor hospitalar enfrenta demandas crescentes por segurança, eficiência e…
Jardim das Flores: O Novo Empreendimento Residencial em Vila Nova de Gaia [LCM International Realty]
Apresentamos o Jardim das Flores, um novo empreendimento residencial de…
Não Desperdice 2025: Transforme seus Primeiros 100 Dias! [Virgínia Haag]
Estamos começando um novo ano cheio de possibilidades! E se…
A importância da gestão patrimonial e sucessória nas empresas familiares [Maria Amélia Araújo Advogados]
O planejamento patrimonial e sucessório é importantíssimo para garantir a…
Quais São as Diferenças Entre o Visto D7 e o Nômade Digital? [Start! Be Global]
Com a crescente procura por oportunidades de viver em Portugal,…
A nova era do trabalho hibrido [The Life Curators]
Recentemente, a proposta do Brasil de reduzir a jornada de…
Descubra as nossas ofertas de voos para todos os destinos TAP em Portugal, Marrocos e na Europa! [TAP Air Portugal]
Essa campanha está disponível para compra de 09 a 19…
Combustível do futuro: nova lei de estímulo à agroenergia [BMA Advogados]
Recentemente editada, a Lei do Combustível do Futuro (Lei Federal…
Qual Visto Escolher? Diferenças entre o D1 e o E0 para Trabalhar em Portugal [Start! Be Global]
Se você está planejando trabalhar em Portugal, é crucial entender…
Você sabe o que ocorre com as dívidas em caso de sucessão? [Maria Amélia Araújo Advogados]
Como regra geral relativa a dívidas deixadas pelo falecido, o…
Inteligência artificial e o setor bancário: como a automação redefine carreiras e planejamentos pessoais [The Life Curators]
Nos próximos três a cinco anos, até 200.000 empregos no…
Conheça o projeto: Prata River Side Village [Conexão Europa Imóveis]
A cidade de Lisboa e a zona do Prata sempre…