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Nova plataforma promete aumentar em 50% a capacidade de tramitar processos de nacionalidade portuguesa
Desmaterialização, inteligência artificial e redução significativa de tempo são os “grandes trunfos” da nova ferramenta do Instituto de Registos e Notariado (IRN) de Portugal.
O Instituto de Registos e Notariado (IRN) de Portugal anunciou o lançamento de uma nova plataforma que promete revolucionar a tramitação dos processos de nacionalidade, ao permitir um aumento de 50% na capacidade de processamento. Esta ferramenta inovadora, que entrou em funcionamento no dia 1 de outubro, na Conservatória dos Registos Centrais, em Lisboa, e no Arquivo Central do Porto, vai chegar aos restantes 16 balcões da Nacionalidade a 4 de novembro.
A grande vantagem desta nova plataforma é a desmaterialização completa dos processos, o que significa que toda a tramitação, desde a entrada do pedido e dos documentos até à análise e decisão final, será digital. Com a introdução de funcionalidades que utilizam inteligência artificial (IA), o sistema será capaz de extrair os dados de identificação do requerente automaticamente, classificando os processos conforme o tipo de pedido, de forma muito mais célere e eficiente.
Em comunicado, o Instituto de Registos e Notariado refere que a nova ferramenta traz benefícios concretos: atualmente, um processo de nacionalidade demora em média 1 hora e 50 minutos. Com a nova plataforma, estima-se “uma poupança de 1 hora e 13 minutos, representando uma redução de cerca de 66% no tempo necessário para tramitar um pedido”. Isto será “particularmente relevante” para cidadãos que têm enfrentado longos períodos de espera para obter a nacionalidade portuguesa, lê-se na nota.
O sistema traz funcionalidades inovadoras, como a digitalização imediata dos documentos apresentados pelo requerente no momento da entrada do pedido e a inserção automática dos dados no sistema, sem necessidade de intervenção manual. A inteligência artificial assume um papel crucial, ao permitir a extração e classificação dos documentos de forma automática, garantindo não só uma maior eficiência como também a redução de possíveis erros humanos.
Este avanço tecnológico é um passo significativo para a modernização dos serviços de registo civil em Portugal, que tem enfrentado desafios na gestão de processos de nacionalidade. Com a nova plataforma, espera-se uma melhoria substancial na capacidade de resposta do IRN, aumentando a satisfação dos utentes e agilizando os procedimentos burocráticos que, até agora, têm sido morosos.
Entretanto, o IRN disponibiliza o e-mail de contacto: apoio.cd@irn.mj.pt para dar mais informações e esclarecimentos.
Para ler a matéria na íntegra, visite o site da Agência Incomparáveis clicando aqui.
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