Notícias
Novo centro convida a experiência imersiva na história de Faro e da Ria Formosa
Um novo centro de conhecimento multimédia na zona histórica de Faro está a convidar os visitantes a mergulhar numa experiência imersiva na história da cidade e da Ria Formosa, desvendando também os segredos da dieta mediterrânica.
Inaugurado no verão, o Faro Story Spot não só conta a história da capital algarvia, recuando ao tempo do Império Romano e ‘viajando’ até aos dias de hoje, como dá a conhecer a biodiversidade da Ria Formosa e, no final, ainda senta os visitantes à mesa de uma típica taberna.
A casa do século XVIII onde se encontra o centro, no Largo da Sé, em plena zona histórica, a poucos metros da ria, era provavelmente uma venda ou taberna, conhecida como Taberna da Pepa, onde pescadores e mariscadores vendiam os seus produtos e conviviam na volta da faina.
Com uma localização privilegiada, o espaço surgiu depois de ter sido identificada por vários agentes locais a necessidade de alargar a oferta turística na cidade, muito vocacionada para a praia e os passeios de barco na Ria Formosa.
“Fizemos sessões de cocriação com a Universidade do Algarve, agentes culturais, empresas de turismo, entre outros, e a maioria sugeriu criar algo que aliasse a animação turística à vertente cultural”, disse à Lusa o diretor da empresa promotora do espaço, João Amaro.
Segundo o responsável, depois de visitas a vários espaços, chegou-se ao conceito do Faro Story Spot, um centro multimédia que apresenta “de forma divertida e leve” a história da cidade, da ria que a circunda e também da dieta mediterrânica.
Apesar de o projeto ter começado a ser delineado em 2018, alguns contratempos na obra, para além da pandemia de covid-19, atrasaram a sua execução, tendo apenas sido possível inaugurar o espaço durante este verão, explicou.
À chegada, os visitantes são recebidos pelo Zé do Mar, que desfia momentos marcantes da cidade, passando pela presença dos romanos, muçulmanos e, mais tarde, dos judeus, que instalaram em Faro a primeira oficina tipográfica portuguesa e aí fizeram a primeira impressão de um livro no país, o “Pentateuco”.
A elevação de Faro a cidade, em 1540, o ataque das tropas inglesas, em 1596 – que saquearam a cidade e levaram consigo o único exemplar conhecido do “Pentateuco”, atualmente em exposição na British Library, em Londres, no Reino Unido –, assim como a destruição causada pelo terramoto de 1755 são outras das estórias relatadas.
Os visitantes são depois convidados a seguir para a próxima sala, onde o cavalo-marinho animado Marino fala sobre as características e origem da Ria Formosa, assim como da sua fauna e flora e dos produtos e negócios que gera.
Além de a ria já ter albergado a maior comunidade de cavalos-marinhos do mundo, que atualmente se encontra em declínio, havendo projetos para a sua preservação, ainda possui a única comunidade residente em Portugal de camaleões, uma espécie igualmente ameaçada e alvo de proteção.
A última sala recria uma taberna, convidando as pessoas a sentarem-se à mesa para saber mais sobre a dieta mediterrânica, pois apesar de Portugal não ser banhado pelo Mediterrâneo tem na sua gastronomia e hábitos a marca deste antigo modo de vida.
As paredes da ‘taberna’ estão revestidas a cobre, azulejo, cortiça e palhinha, entre outros materiais típicos da região, nos quais os visitantes são convidados a tocar.
Após completar a visita, que dura cerca de 35 minutos – podendo entrar oito pessoas a cada meia hora -, é possível usufruir de uma degustação de pão, azeite e vinho.
O preço dos bilhetes para o público em geral (adultos) oscila entre os 16 euros (apenas a visita), os 23 euros (visita e degustação) e os 30 euros (visita e ‘brunch’). Existem preços especiais para crianças, famílias, estudantes e residentes.
O investimento total rondou os 650 mil euros, tendo o projeto sido financiado em cerca de 150 mil euros por fundos comunitários concedidos ao abrigo do Programa Operacional Mar 2020.
Fonte:Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Portuguesa define novo estádio para jogar durante reforma do Canindé
A Portuguesa anunciou na tarde desta segunda-feira (20) o novo…
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…