Notícias
- Home
- Associados
- O Lean e Kaizen na Transição Digital – Serviços | Setor Público e Autárquico [HM Consultores]
O Lean e Kaizen na Transição Digital – Serviços | Setor Público e Autárquico [HM Consultores]
No atual contexto de crescimento e evolução das organizações não industriais, mais especificamente aquelas que são prestadoras de serviços, a Leanked posiciona-se como um parceiro na definição de um caminho e estratégia a seguir no sentido da alavancagem do crescimento do seu negócio num mercado altamente competitivo e em constante evolução.
Por outro lado, nas organizações prestadoras de serviços, quer ao nível do setor público, assim como no autárquico, em que o seu objetivo não é o aumento da sua quota de mercado, mas sim o aumento do nível da qualidade do serviço prestado ao seu cliente, o cidadão, muito há a fazer nesse sentido.
Um assunto muito em voga nos dias de hoje é o tema da transição digital. Em muitas instituições estatais, bem como em autarquias de todo o país, encontra-se em desenvolvimento este processo de digitalização de muitos procedimentos que até então eram realizados de uma forma presencial e/ou em papel. Este é o caminho certo no sentido da desburocratização e no aumento da rapidez e qualidade dos serviços prestados. No entanto, o que será sempre importante analisar primeiramente é como desenvolver este processo de transição digital. É necessário observar, analisar e mapear os processos. Só após esta sequência de melhoria operacional se deve proceder à digitalização.
A Leanked é uma empresa do Grupo HM Consultores especializada na consultoria e assessoria em operações, com particular especialização em Gestão da Mudança, Lean Management, Kaizen, Engenharia e Gestão Industrial. Apresenta um serviço integrado que está fortemente direcionado para a mudança e melhoria operacional dos setores público e autárquico. Desenvolve um serviço focado na melhoria dos processos, na eliminação do desperdício, melhoria contínua e na criação de uma cultura de geração de valor. Em organizações de cariz público e administrativo encontramos um padrão de situações críticas que inibem um melhor desempenho organizacional, por exemplo:
• O retrabalho devido a erros de processamento;
• Pontos de verificação desnecessários;
• Dispersão física de informações;
• Loopbacks de processo;
• Armazenamento múltiplo de informação;
• Prestação de serviços e tarefas que os utentes/clientes internos não necessitam;
• Rejeições de trabalho por falta de qualidade;
• Ausência de standards, levando à variabilidade do resultado e à incerteza.
Através de uma abordagem de transformação operacional, aplicamos filosofias e práticas avançadas de Lean Management e Kaizen, com foco em três pilares – Pessoas, Processos e Cultura – elimina o desperdício das cadeias de valor, envolve as pessoas na mudança e promove o protagonismo dos processos que geram valor real ao utente/cliente interno.
No final de um projeto de melhoria operacional liderado pela Leanked espera-se uma mudança na cultura organizacional e uma melhoria substancial do desempenho das cadeias de valor. Os impactos sentem-se nos mais variados indicadores e dinâmicas de ação, com particular destaque para:
• Redução de prazos de entrega do serviço;
• Redução de atrasos;
• Aumento da qualidade do serviço e rapidez de resposta;
• Alinhamento das pessoas com a estratégia da organização;
• Aumento da motivação das pessoas;
• Nova cultura focada na melhoria contínua;
• Criação de fluxo bem definidos;
• Nivelamento e balanceamento de processos de acordo com a procura do utente/cliente interno;
• Melhoria substancial na utilização dos recursos, por via da eficiência, produtividade e eliminação do desperdício.
Com este propósito, a Leanked apresenta-se e posiciona-se como um parceiro operacional e estratégico às organizações que se propõem a este processo de transição digital, para que este decorra da forma mais eficiente, eficaz e sem constrangimentos para aqueles que são os seus clientes, os cidadãos e munícipes, ao longo de todo o país.
Rui Neves, Consultor Técnico Comercial
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Transforme sua Liderança com Tendências do Futuro [Virginia Haag]
Neste vídeo, Virgínia Haag explora uma das tendências mais importantes…
Black FLYday da TAP Air Portugal [Tap Air Portugal]
A Black FLYday da TAP chegou, com preços tão baixos…
“Só concordamos com a compra quando encontramos o imóvel perfeito”, diz Tiago Prandi [Conexão Europa Imóveis]
O empresário Tiago Prandi chegou em Portugal há 19 anos…
AURIOS: Redescubra o luxo e a exclusividade às margens do Douro [Castaño Martorani Real Estate]
O Aurios continua sendo um dos empreendimentos mais exclusivos do…
Desenvolva uma Liderança para o Futuro [Virginia Haag]
Começando com uma série de vídeos sobre a Liderança do…
Governança e responsabilidade socioambiental para um futuro sustentável [Reis Advogados]
A preocupação com o meio ambiente, o compromisso com a…
Iluminação Pública LED: A Chave para a Eficiência Energética nas Cidades [Teltex]
A eficiência energética tem se tornado um dos principais focos…
Devo registrar no Brasil o meu casamento celebrado no exterior? [MAA – Advogados]
Dado que, no Brasil, é considerado válido o casamento contraído…
Processo de Cidadania Portuguesa: Novo sistema IRN [Start! Be Global]
Com a recente mudança na plataforma do Instituto de Registos…
Descubra Oportunidades com a Lifetime Investimentos [Lifetime Investimentos]
Você sabia que, mesmo diante das incertezas que permeiam os…
Jovens lideram Mercado Imobiliário: nova regra de crédito à habitação impulsiona aquisição do primeiro imóvel [Castaño Martorani Real Estate]
Notícias You are here: Home Jovens lideram o Mercado Imobiliário…
Ver o primeiro dentinho do seu filho começando a ficar mole é um marco importante e emocionante! Mas o que fazer nessa situação? [Clínica Família Renovare]
Acompanhar de perto o desenvolvimento do sorriso do seu filho…