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O Lean e Kaizen na Transição Digital – Serviços | Setor Público e Autárquico [HM Consultores]

No atual contexto de crescimento e evolução das organizações não industriais, mais especificamente aquelas que são prestadoras de serviços, a Leanked posiciona-se como um parceiro na definição de um caminho e estratégia a seguir no sentido da alavancagem do crescimento do seu negócio num mercado altamente competitivo e em constante evolução.

Por outro lado, nas organizações prestadoras de serviços, quer ao nível do setor público, assim como no autárquico, em que o seu objetivo não é o aumento da sua quota de mercado, mas sim o aumento do nível da qualidade do serviço prestado ao seu cliente, o cidadão, muito há a fazer nesse sentido.

Um assunto muito em voga nos dias de hoje é o tema da transição digital. Em muitas instituições estatais, bem como em autarquias de todo o país, encontra-se em desenvolvimento este processo de digitalização de muitos procedimentos que até então eram realizados de uma forma presencial e/ou em papel. Este é o caminho certo no sentido da desburocratização e no aumento da rapidez e qualidade dos serviços prestados. No entanto, o que será sempre importante analisar primeiramente é como desenvolver este processo de transição digital. É necessário observar, analisar e mapear os processos. Só após esta sequência de melhoria operacional se deve proceder à digitalização.

A Leanked é uma empresa do Grupo HM Consultores especializada na consultoria e assessoria em operações, com particular especialização em Gestão da Mudança, Lean Management, Kaizen, Engenharia e Gestão Industrial. Apresenta um serviço integrado que está fortemente direcionado para a mudança e melhoria operacional dos setores público e autárquico. Desenvolve um serviço focado na melhoria dos processos, na eliminação do desperdício, melhoria contínua e na criação de uma cultura de geração de valor. Em organizações de cariz público e administrativo encontramos um padrão de situações críticas que inibem um melhor desempenho organizacional, por exemplo:

• O retrabalho devido a erros de processamento;

• Pontos de verificação desnecessários;

• Dispersão física de informações;

• Loopbacks de processo;

• Armazenamento múltiplo de informação;

• Prestação de serviços e tarefas que os utentes/clientes internos não necessitam;

• Rejeições de trabalho por falta de qualidade;

• Ausência de standards, levando à variabilidade do resultado e à incerteza.

Através de uma abordagem de transformação operacional, aplicamos filosofias e práticas avançadas de Lean Management e Kaizen, com foco em três pilares – Pessoas, Processos e Cultura – elimina o desperdício das cadeias de valor, envolve as pessoas na mudança e promove o protagonismo dos processos que geram valor real ao utente/cliente interno.

No final de um projeto de melhoria operacional liderado pela Leanked espera-se uma mudança na cultura organizacional e uma melhoria substancial do desempenho das cadeias de valor. Os impactos sentem-se nos mais variados indicadores e dinâmicas de ação, com particular destaque para:

• Redução de prazos de entrega do serviço;

• Redução de atrasos;

• Aumento da qualidade do serviço e rapidez de resposta;

• Alinhamento das pessoas com a estratégia da organização;

• Aumento da motivação das pessoas;

• Nova cultura focada na melhoria contínua;

• Criação de fluxo bem definidos;

• Nivelamento e balanceamento de processos de acordo com a procura do utente/cliente interno;

• Melhoria substancial na utilização dos recursos, por via da eficiência, produtividade e eliminação do desperdício.

Com este propósito, a Leanked apresenta-se e posiciona-se como um parceiro operacional e estratégico às organizações que se propõem a este processo de transição digital, para que este decorra da forma mais eficiente, eficaz e sem constrangimentos para aqueles que são os seus clientes, os cidadãos e munícipes, ao longo de todo o país.

 

Rui Neves, Consultor Técnico Comercial

Fonte: Assessoria

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