O que esperar do uso de drones em videomonitoramento e quais são as suas vantagens? [Teltex Tecnologia]

Resumo:

A Teltex Tecnologia, recentemente vinculada à Câmara Portuguesa, destaca-se como

um dos três principais integradores de tecnologias de segurança no Brasil, conforme o

Ranking Top 200 TI da revista Informática Hoje, com dados auditados pela Fundação

Getúlio Vargas. Com uma linha de produção própria e uma equipe especializada em

pesquisa e desenvolvimento, a empresa está na vanguarda tanto da segurança física

quanto da digital. Neste artigo, a Teltex Tecnologia compartilha com nossos

associados uma visão abrangente sobre as aplicações práticas e as previsões futuras dos drones em videomonitoramento.

Artigo:

Quais são os benefícios de um monitoramento aéreo nas missões de vigilância?

1. Cobertura ampla e flexível

Os drones são equipados com câmeras capazes de transmitir vídeo em tempo real e gravar em alta definição, além de poderem voar sobre áreas extensas e difíceis de acessar, oferecendo uma perspectiva ampla e detalhada que seria impossível com câmeras fixas ou segurança terrestre. Este  recurso vem se tornando referência para missões de vigilância, patrulhamento autônomo, operações especiais ou supervisão de infraestrutura crítica, pois permite uma vigilância contínua e a captura de evidências visuais de alta qualidade.

2. Resposta rápida e alta mobilidade

Equipados com sistemas de navegação avançados e câmeras de alta resolução, os drones podem ser rapidamente desdobrados para fornecer uma resposta imediata a incidentes. Isso é vital em situações de emergência, como desastres naturais, onde o tempo é crucial para avaliar danos e coordenar operações de resgate. Além disso, os drones podem ser lançados em menos de 5 minutos, suprindo a necessidade de montagem de estruturas de monitoramento temporárias e entregando atualizações instantâneas.

3. Custo-efetivo

Embora a implementação inicial de tecnologia de drones possa envolver investimentos significativos, os custos operacionais a longo prazo são frequentemente menores em comparação com métodos tradicionais de vigilância. A economia é notável na redução da necessidade de infraestrutura física permanente, como torres de vigilância, e na diminuição dos custos de mão de obra. Segundo um relatório da PwC (PricewaterhouseCoopers), é estimado que o uso de drones pode reduzir os custos de monitoramento em até 30%, devido à sua eficiência e capacidade de operar com menor supervisão.

4. Acesso a áreas perigosas ou difíceis

Drones podem operar em ambientes hostis ou perigosos sem colocar vidas humanas em risco. Eles são ideais para a vigilância de áreas de desastre, locais contaminados ou cenários de conflito, onde o envio de um funcionário seria impraticável. Em operações de mineração, por exemplo, drones podem inspecionar áreas subterrâneas ou locais de deslizamento de terras, oferecendo dados críticos enquanto mantêm os trabalhadores seguros.

5. Diferencial Teltex Tecnologia

Além dos drones tradicionais, também oferecemos drones cabeados, conectados a uma base terrestre. Esses equipamentos transmitem imagens aéreas ininterruptamente e, em caso de incidentes detectados pela câmera de IA, são desacoplados automaticamente para investigar a situação. Por exemplo, em caso de incêndios florestais, estes drones são capazes de detectar fumaça, com o dispositivo sendo desconectado do cabo para enviar imagens do local exato das chamas.

E quais são as tendências emergentes para os drones?

1. Conectividade com Internet das Coisas (IoT)

A combinação de drones com a tecnologia IoT está criando redes de vigilância ainda mais robustas. Drones equipados com sensores IoT podem coletar e transmitir dados para sistemas centralizados, oferecendo uma visão integrada e detalhada de ambientes monitorados. Essa tendência permite que drones colaborem com câmeras fixas e outros dispositivos de segurança, criando um ecossistema de monitoramento inteligente.

2. Drones autônomos e operações automáticas

Os avanços em sistemas de navegação autônoma estão permitindo que drones operem sem intervenção humana direta. Drones autônomos podem seguir rotas predefinidas ou ajustar suas operações com base em dados em tempo real, realizando patrulhas automáticas e respondendo a alertas de forma independente. Essa automação reduz a necessidade de supervisão constante e maximiza a eficiência operacional.

3. Implementação de tecnologias blockchain

Para garantir a integridade e a segurança dos dados coletados por drones, a tecnologia blockchain está sendo explorada. O blockchain pode fornecer um registro imutável de todas as operações e imagens capturadas, garantindo que os dados não sejam adulterados e possam ser auditados com segurança.

5. Regulamentação e segurança

Com o aumento do uso de drones, a regulamentação está evoluindo para garantir a segurança e a privacidade. Países ao redor do mundo estão implementando leis que controlam o uso de drones, estabelecendo normas para alturas de voo, áreas restritas e proteção de dados. Essa regulamentação é crucial para equilibrar os benefícios da tecnologia com a necessidade de proteger os direitos individuais e a segurança pública.