Notícias

You are here:

O que os empresários ainda podem esperar de Portugal em 2023? [Atlantic Hub]

Empresários e empreendedores, vocês estão atentos às tendências do mercado? Saiba que é de extrema importância analisar e avaliar a situação que se criou ao seu redor, principalmente em um mercado que se transformou muito após a pandemia de Covid-19. 

Entre as tendências que estão bombando em 2023, se destacam aquelas relacionadas a contextos tecnológicos, consciência ambiental, clubes, delivery e infoprodutos. 

 

REVOLUÇÃO DIGITAL E TECNOLÓGICA

5G, Blockchain, Cloud Computing, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Realidade Virtual, essas são as tendências que vão continuar liderando as transformações em todos os âmbitos, construindo um futuro cada vez mais conectado e digital.

Segundo o relatório da WGSN, teremos aproximadamente 29 bilhões de dispositivos conectados nos próximos anos, além de 75% da população mundial acessando a internet.

O trabalho híbrido é considerado como o principal “arranjo” no futuro. De acordo com um estudo da Gallup, aproximadamente 53% dos colaboradores preferem uma cultura híbrida, enquanto 24% espera trabalhar de forma totalmente remota. 

Isso só confirma o que descobrimos nos últimos anos: a maioria dos trabalhadores estão buscando por mais autonomia e flexibilidade.

Assim sendo, podemos afirmar que as ferramentas que suportam o trabalho assíncrono (que não apresenta uma sincronia) bem como a criação de políticas híbridas e tecnologias capazes de automatizar processos. E contar com a internet como canal de vendas e relacionamento com seus clientes pode ser considerada uma estratégia bem lucrativa. 

Inclusive, já podemos observar que essa modalidade está sendo bastante utilizada por comércios brasileiros e só tende a crescer em Portugal.

 

ESG

Em português, Governança Ambiental, Social e Corporativa, a ESG representa uma avaliação da consciência coletiva que uma empresa tem em relação aos fatores sociais e ambientais que está muito em alta.

Aquilo que antes era descartado, acabou ganhando um novo valor com as tendências de reutilização e upcycling que seguem agitando o mercado, inspirando vários negócios e dando às sobras um enorme potencial. 

Tenha em mente que materiais e resíduos podem ser comercializados ou até mesmo trocados por empresas parceiras, doados, reaproveitados em novos processos produtivos, convertidos em bioenergia, enfim, as possibilidades são diversas. 

Ou seja, são infinitas e podem fazer parte de diferentes campos. Uma delas é a moda upcycling, que vai além dos brechós tradicionais, segmento onde a ideia é reaproveitar materiais já existentes como tecidos, estofados, roupas e alguns outros que entram na categoria de “sobras”, ou mesmo “sucatas” para transformar em roupas novas, geralmente feitos à mão.

 

INFOPRODUTOS

Contar com um negócio de infoprodutos significa “criar produtos digitais”. Entre eles podemos destacar algumas opções como cursos onlines, e-books, infográficos, audiobooks, entre vários outros materiais de consumo apenas no formato eletrônico.

O que todos eles possuem em comum? Ambos focam na difusão do conhecimento. Após se tornar um infoprodutor, você irá iniciar um empreendimento escalável. 

Uma outra vantagem é que o custo envolvido nesse tipo de produção é incomparavelmente menor do que com as versões físicas dos mesmos produtos que você faria.

Viu uma oportunidade e quer expandir seu negócio para Portugal? Acesse o link, cadastre-se e tenha um processo estruturado com a Atlantic Hub: https://materiais.atlantichub.com/atlantic-marketfit

Fonte: Assessoria

Notícias Relacionadas