Notícias

You are here:

Pacto Climático Europeu quer agricultura e alimentação no planeamento do território

https://www.publico.pt/2024/11/25/azul/noticia/pacto-climatico-europeu-quer-agricultura-alimentacao-planeamento-territorio-2113208

Pacto Climático Europeu quer agricultura e alimentação no planeamento do território
Os reponsáveis pelo Pacto Climático Europeu defenderam esta segunda-feira a importância de as autarquias portuguesas integrarem a agricultura e a alimentação nos planos de adaptação às alterações climáticas e nas estratégias de planeamento do território.


“É urgente que os municípios incluam, de forma consistente, medidas alimentares e agrícolas nos seus planos climáticos e que estas sejam espelhadas nos Planos Directores Municipais (PDM). A revisão da Lei das Finanças Locais, prevista para 2025, deve permitir o acesso a fundos específicos para estas acções”, destacou Cecília Delgado, embaixadora do Pacto Climático Europeu.

 

Numa nota de imprensa, a também presidente da Alimentar Cidades Sustentáveis Associação indicou que a agricultura e a alimentação são responsáveis por um terço dos gases de efeito de estufa e “estão a colocar em risco a adaptação à crise climática”. “É necessária uma acção concertada da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e da Assembleia da República para acabar com a percepção generalizada por parte dos decisores, técnicos e urbanistas, de que não existe uma conexão entre a crise climática e ausência de acções locais para as combater”, referiu a embaixadora.

 

Apoie o jornalismo do Público. Para ler o artigo completo, clique aqui.

Notícias relacionadas