Notícias
- Home
- Economia e Negócios
- Países de língua portuguesa reafirmam compromisso com criação de agenda digital
Países de língua portuguesa reafirmam compromisso com criação de agenda digital
Os integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) reafirmaram o compromisso político com a implementação de uma Agenda Digital para os Estados-Membros. O compromisso faz parte da Declaração de Luanda, assinada pelos nove países, durante a XI Reunião dos Ministros das Comunicações da CPLP, na última sexta-feira (21), na capital angolana.
A secretária-executiva do Ministério das Comunicações (MCom) do Brasil, Sônia Faustino, participou do evento e ressaltou a importância da Comunidade estreitar laços, especialmente quando se trata de conectividade e inclusão digital.
“Para o Brasil, a inclusão digital é muito mais do que uma mera política pública. É parte de uma missão do governo do presidente Lula e que pode ser expressa em uma única palavra: igualdade. Acreditamos firmemente que a conectividade é um poderoso instrumento de transformação social, capaz de empoderar comunidades inteiras, gerar oportunidades e ampliar horizontes”, disse Sônia Faustino.
Os programas e ações desenvolvidos pelo MCom para levar conectividade significativa a todos os brasileiros foram destaque no evento. Sônia Faustino ressaltou a importância do Norte Conectado, que irá mudar a vida de mais de 10 milhões de brasileiros que vivem na Região.
“O projeto, já em curso, vai expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica. Serão 8 infovias, duas delas já concluídas, com a instalação de mais de 10 mil quilômetros de cabos de fibra ótica subaquáticos nos leitos dos rios. Além disso, o projeto envolve a construção de redes metropolitanas em 59 cidades, contemplando a conexão, em cada uma delas, de escolas urbanas, hospitais públicos, fóruns, organizações militares e WiFi em praças públicas”, explicou a secretária-executiva do MCom.
DOCUMENTO
Durante a reunião, representantes dos países discutiram os desafios das comunicações enfrentados pela CPLP nessa era digital. Eles aprovaram as linhas gerais do Plano de Ação 2023 – 2025, que deverá ter sua versão final validada ainda este ano, e decidiram pela criação de um Grupo de Trabalho para consolidar uma proposta de acompanhamento da implementação da Agenda Digital.
Na Declaração de Luanda, consta ainda compromissos como a cooperação em temas como cibersegurança, proteção de dados pessoais e setor espacial; e a preparação para uma futura Carta de Direitos e Princípios Digitais da CPLP.
AGENDA – A agenda da secretária-executiva contou ainda com várias reuniões importantes para o relacionamento entre Brasil e demais países da Comunidade. Em uma das agendas, Sônia Faustino conversou com o secretário angolano para Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Pascoal Borges Fernandes, sobre a possibilidades de cooperação entre os dois países no setor, principalmente em temas relacionados a satélites.
Segundo Fernandes, a Angola possui grande interesse em explorar as comunicações por satélite em Banda C, na observação e monitoramento da Terra, e servir como ponto focal para os países da Comunidade de Desenvolvimento do Sul-Africano.
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa é formada por nove países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste. Seu objetivo é aprofundar a amizade mútua e a cooperação entre os Estados-Membros.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Opinião: “Construindo Pontes: Como o Brasil e Portugal Podem Crescer Juntos”, por Karene Vilela
No arranque de 2025, um dos fatos de 2024 que…
Primeiro-ministro aponta a segurança como “um importante ativo econômico” [Mundo Lusíada e Lusa]
O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, considerou nesta segunda-feira que…
Companhias aéreas se unem por mais voos entre Portugal e Brasil [Mundo Lusíada]
A euroAtlantic Airways (EAA) anunciou no dia 2 de janeiro,…
Oferta de arrendamento em Portugal regista aumento de 61% no verão [Agência Incomparáveis]
O mercado de arrendamento habitacional em Portugal registou um aumento…
Portugal é um “farol de estabilidade” política, social e financeira
Nesta segunda-feira em Vila Nova de Famalicão, o primeiro-ministro, Luís…
Investidores querem transformar o Norte de Portugal na Flórida para brasileiros
Empresário Luiz Eduardo Osório reúne investidores cariocas em busca de…
Pacto Climático Europeu quer agricultura e alimentação no planeamento do território
Municípios devem incluir medidas sustentáveis e adaptadas às comunidades e…
Brasileiros devem contribuir com 1,4 bi de euros neste ano à Previdência de Portugal
As contribuições dos trabalhadores brasileiros para a Previdência Social de…
Especialistas defendem que Brasil e Portugal estão a evoluir no comercial
Portugal e Brasil mantêm uma relação comercial marcada por oportunidades…
Reconhecimento Institucional: Presidente da Câmara Portuguesa é Homenageada pela Casa de Portugal
A presidente da Câmara Portuguesa, Karene Vilela, representou a instituição…
Renováveis abastecem 73% da eletricidade consumida até setembro
A produção de energia renovável abasteceu 73% do consumo de…
Portugal cria programa no IEFP para apoiar imigrantes na procura de emprego
O Governo português lançou nesta segunda-feira o Programa Integrar que…