Notícias
- Home
- Economia e Negócios
- Parceria entre Voz dos Oceanos e Federação das Câmaras Portuguesas visa melhores práticas ambientais
Parceria entre Voz dos Oceanos e Federação das Câmaras Portuguesas visa melhores práticas ambientais
O Instituto Voz dos Oceanos e Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasi (FCPCB) assinaram um memorando de entendimento, oficializando uma parceria para desenvolver e ampliar a agenda ESG entre as empresas do Brasil e de Portugal.
Foram apresentados neste 07 de dezembro os planos de promoção conjunta para a adoção de melhores práticas ambientais, sociais e de governança, em especial dentro do contexto de recuperação e preservação do Planeta Água e desenvolvimento dos temas de Economia Azul.
O objetivo da parceria é impulsionar a transição para uma nova economia, alinhada às políticas que vêm sendo traçadas mundialmente para minimizar os resíduos e impactos do plástico de uso único no meio ambiente, com especial atenção ao Oceano.
A partir da colaboração entre entidades representativas, poder público e de lideranças disruptivas dentro das corporações, Voz dos Oceanos e Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil “esperam contribuir ativamente para o uso e preservação de recursos naturais, para o crescimento econômico e dos temas de Economia Azul, a partir de práticas sustentáveis e a busca para um mundo mais saudável com a melhoria da qualidade de vida da população” divulga a entidade.
“A Nova Economia Azul está cada vez mais presente e nossa Voz dos Oceanos também vem fazendo a sua parte junto aos setores público e privado. A parceria com a FCPCB impulsionará ainda mais nossa atuação junto a potenciais agentes da transformação”, conta o diretor geral da Voz dos Oceanos, João Amaral.
O executivo lembra que “a Voz dos Oceanos deu início à sua jornada de internacionalização de atividades justamente por Portugal, a partir da compreensão do firme posicionamento do país nos temas de economia e literacia azul, além do firme crescimento nas verticais de inovação e tecnologia com a união de forças com as bluetechs, environmental techs e climate techs”.
Já em junho, a Federação das Câmaras arregimentou uma delegação e promoveu ações para dar mais amplitude à Conferência Mundial dos Oceanos da ONU, organizada pelo Quênia e por Portugal em Lisboa.
“A recente Conferência da ONU do Oceano, em junho deste ano, em Lisboa, além dos eventos anuais realizados em Portugal, como o WebSummit, representam o firme compromisso do país na pauta oceânica, o que faz com que nossa jornada de internacionalização por Portugal seja um caminho natural e harmônico para a expansão das atividades da Voz dos Oceanos globalmente”.
Armando Abreu, presidente da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil ressalta: “Estamos extremamente honrados em firmar essa parceria com a Voz dos Oceanos, que no fundo é um trabalho de várias décadas liderada pela família Schurmann e que hoje, se dedica essencialmente a divulgação de todos os problemas que nós temos com as mudanças climáticas. Achamos que essa parceria é profundamente útil, até porque consideramos que devemos fazer uma máxima divulgação de toda esta experiência e iniciativa. O trabalho iniciará com as Câmaras de Comércio aqui no Brasil e depois a nível mundial, em todas as Câmaras de Comércio e porque não criar sinergias entre empresas portuguesas e empresas brasileiras num tema que é tão atual. Iremos participar e criar o máximo de sinergia entre as instituições”, finalizou.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Portugal é um “farol de estabilidade” política, social e financeira
Nesta segunda-feira em Vila Nova de Famalicão, o primeiro-ministro, Luís…
Investidores querem transformar o Norte de Portugal na Flórida para brasileiros
Empresário Luiz Eduardo Osório reúne investidores cariocas em busca de…
Pacto Climático Europeu quer agricultura e alimentação no planeamento do território
Municípios devem incluir medidas sustentáveis e adaptadas às comunidades e…
Brasileiros devem contribuir com 1,4 bi de euros neste ano à Previdência de Portugal
As contribuições dos trabalhadores brasileiros para a Previdência Social de…
Especialistas defendem que Brasil e Portugal estão a evoluir no comercial
Portugal e Brasil mantêm uma relação comercial marcada por oportunidades…
Reconhecimento Institucional: Presidente da Câmara Portuguesa é Homenageada pela Casa de Portugal
A presidente da Câmara Portuguesa, Karene Vilela, representou a instituição…
Renováveis abastecem 73% da eletricidade consumida até setembro
A produção de energia renovável abasteceu 73% do consumo de…
Portugal cria programa no IEFP para apoiar imigrantes na procura de emprego
O Governo português lançou nesta segunda-feira o Programa Integrar que…
Brasileiros compram imóveis em Portugal para alugar de olho em ganhos de até 8%
Brasileiros compram imóveis em Portugal para alugar de olho em…
No G20 Agro, Brasil e Portugal firmam memorando para produtos agroalimentares
Em encontro com o ministro da Agricultura e Pescas de…
Empresa que reduziu a fome no Brasil quer fixar jovens de Portugal no campo
Embrapa fecha parceria com instituições portuguesas para incentivar os jovens…
Economia portuguesa cresce 1,5% no segundo trimestre
A economia portuguesa cresceu 1,5% no segundo trimestre do ano,…