Notícias
Pela primeira vez no Brasil, pianista Inês Filipe faz recital na Embaixada de Portugal
Jovem, versátil, original, Inês Filipe é uma das mais ativas pianistas de sua geração. Diversas vezes premiada e com uma bagagem de apresentações como intérprete solista em diferentes países, costuma mesclar, em seu repertório, composições clássicas e contemporâneas, criando contrastes de variadas sonoridades.
O público de Brasília terá oportunidade de conhecer de perto este talento. No próximo dia 7 de agosto, quarta-feira, às 18h, ela fará um recital no auditório Camões da Embaixada de Portugal. A apresentação soma-se às comemorações pelo aniversário dos 50 anos do dia 25 de Abril, a célebre Revolução dos Cravos, que marcou a volta da democracia a Portugal.
Esta será a primeira apresentação de Inês Filipe no Brasil que, de Brasília, segue para o Rio de Janeiro. Sob o título “Liberdade na Música”, o recital reúne obras desde Claude Debussy (a pianista é apaixonada pela composição francesa) até peças de compositores portugueses contemporâneos como Fernando Lopes-Graça e Armando José Fernandes – Inês Filipe tem exercido um papel ativo na divulgação da música contemporânea portuguesa.
O recital tem o apoio da Embaixada de Portugal no Brasil, do Instituto Camões – Centro Cultural Português em Brasília, da Direção-Geral das Artes/Ministério da Cultura da República Portuguesa, através do Programa de Apoio à Internacionalização, e da Fundação GDA.
SOLISTA
Inês Filipe nasceu em Aveiro, onde frequentou o Conservatório de Música. Integra vários projetos de música de câmara e é vencedora de numerosos prêmios em concursos nacionais e internacionais de piano, como o Prêmio de Interpretação Frederico de Freitas, o Premium Paços, os Concursos de Piano CMACG, o Elisa Pedroso, o Concurso Internacional do Fundão e o prestigiado “Prémio Antena2” do XVII Festival Internacional de Piano da SIPO – Semana Internacional de Piano de Óbidos.
Apresenta-se regularmente em recitais como solista, contando com atuações em diferentes países como Espanha, Inglaterra, França, Itália, Tailândia, Bélgica, Alemanha, Panamá e Costa Rica. Em Portugal, apresentou-se no Festival Internacional de Piano da SIPO – num recital transmitido ao vivo pela “Antena2” (Rádio Nacional Portuguesa); Piano Porto Festival; Museu Nacional da Música-Lisboa; Festivais de Outono; Ciclo “Mãos ao Piano”; Dias da Música em Belém; Casa da Música- Porto “100 Pianistas para Dona Helena”; Ciclo de Concertos Coimbra; FIMM – Festival Internacional de Música de Marvão; entre outros. Estreou como solista com a Orquestra Filarmonia das Beiras em 2018, interpretando o concerto de Ravel em Sol sob a direção do maestro Ernest Schelle.
Inês Filipe caracteriza-se pela grande versatilidade na escolha e execução de repertório pianístico, incluindo obras em concerto que vão desde Bach à música contemporânea. Seu interesse pela música portuguesa moderna e contemporânea tem propiciado várias estreias de obras de compositores portugueses.
Gravou o CD “Claude Debussy – Obras para Piano, Prelúdios, Arabescos, Noturnos” para a Da Vinci Publishing. Com a editora Musicamera Produções gravou o CD “Trio de Damas“, indicado a melhor álbum de música erudita portuguesa nos Prémios Play2024, dedicados exclusivamente a obras de compositores portugueses.
Ao mesmo tempo em que frequentou o Conservatório de Música, Inês Filipe formou-se em Engenharia Civil, pela Universidade de Aveiro (2014). Mas a música falou mais forte. A carreira de engenheira foi abandonada e a pianista licenciou-se em Performance de Piano pelo Conservatório Stanislao Giacomantonio na Itália, Conservatori Superior Del Liceu em Barcelona, Universidade de Aveiro e Pedagogia do Piano pela Universidade do Minho, tendo estudado com Rodolfo Rubino, Josep Colom, Fausto Neves e Luís Pipa.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Portuguesa define novo estádio para jogar durante reforma do Canindé
A Portuguesa anunciou na tarde desta segunda-feira (20) o novo…
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…