Notícias

You are here:

Pela primeira vez no Brasil, pianista Inês Filipe faz recital na Embaixada de Portugal

Jovem, versátil, original, Inês Filipe é uma das mais ativas pianistas de sua geração. Diversas vezes premiada e com uma bagagem de apresentações como intérprete solista em diferentes países, costuma mesclar, em seu repertório, composições clássicas e contemporâneas, criando contrastes de variadas sonoridades.

 

O público de Brasília terá oportunidade de conhecer de perto este talento. No próximo dia 7 de agosto, quarta-feira, às 18h, ela fará um recital no auditório Camões da Embaixada de Portugal. A apresentação soma-se às comemorações pelo aniversário dos 50 anos do dia 25 de Abril, a célebre Revolução dos Cravos, que marcou a volta da democracia a Portugal.

 

Esta será a primeira apresentação de Inês Filipe no Brasil que, de Brasília, segue para o Rio de Janeiro. Sob o título “Liberdade na Música”, o recital reúne obras desde Claude Debussy (a pianista é apaixonada pela composição francesa) até peças de compositores portugueses contemporâneos como Fernando Lopes-Graça e Armando José Fernandes – Inês Filipe tem exercido um papel ativo na divulgação da música contemporânea portuguesa.

 

O recital tem o apoio da Embaixada de Portugal no Brasil, do Instituto Camões – Centro Cultural Português em Brasília, da Direção-Geral das Artes/Ministério da Cultura da República Portuguesa, através do Programa de Apoio à Internacionalização, e da Fundação GDA.

 

SOLISTA

 

Inês Filipe nasceu em Aveiro, onde frequentou o Conservatório de Música. Integra vários projetos de música de câmara e é vencedora de numerosos prêmios em concursos nacionais e internacionais de piano, como o Prêmio de Interpretação Frederico de Freitas, o Premium Paços, os Concursos de Piano CMACG, o Elisa Pedroso, o Concurso Internacional do Fundão e o prestigiado “Prémio Antena2” do XVII Festival Internacional de Piano da SIPO – Semana Internacional de Piano de Óbidos.

 

Apresenta-se regularmente em recitais como solista, contando com atuações em diferentes países como Espanha, Inglaterra, França, Itália, Tailândia, Bélgica, Alemanha, Panamá e Costa Rica. Em Portugal, apresentou-se no Festival Internacional de Piano da SIPO – num recital transmitido ao vivo pela “Antena2” (Rádio Nacional Portuguesa); Piano Porto Festival; Museu Nacional da Música-Lisboa; Festivais de Outono; Ciclo “Mãos ao Piano”; Dias da Música em Belém; Casa da Música- Porto “100 Pianistas para Dona Helena”; Ciclo de Concertos Coimbra; FIMM – Festival Internacional de Música de Marvão; entre outros. Estreou como solista com a Orquestra Filarmonia das Beiras em 2018, interpretando o concerto de Ravel em Sol sob a direção do maestro Ernest Schelle.

 

Inês Filipe caracteriza-se pela grande versatilidade na escolha e execução de repertório pianístico, incluindo obras em concerto que vão desde Bach à música contemporânea. Seu interesse pela música portuguesa moderna e contemporânea tem propiciado várias estreias de obras de compositores portugueses.

 

Gravou o CD “Claude Debussy – Obras para Piano, Prelúdios, Arabescos, Noturnos” para a Da Vinci Publishing. Com a editora Musicamera Produções gravou o CD “Trio de Damas“, indicado a melhor álbum de música erudita portuguesa nos Prémios Play2024, dedicados exclusivamente a obras de compositores portugueses.

 

Ao mesmo tempo em que frequentou o Conservatório de Música, Inês Filipe formou-se em Engenharia Civil, pela Universidade de Aveiro (2014). Mas a música falou mais forte. A carreira de engenheira foi abandonada e a pianista licenciou-se em Performance de Piano pelo Conservatório Stanislao Giacomantonio na Itália, Conservatori Superior Del Liceu em Barcelona, Universidade de Aveiro e Pedagogia do Piano pela Universidade do Minho, tendo estudado com Rodolfo Rubino, Josep Colom, Fausto Neves e Luís Pipa.

Fonte: Mundo Lusíada

 

Notícias Relacionadas