Notícias
Planalto sedia exposição “Bicentenário da Independência do Brasil – 1822 – 2022”
Na segunda-feira, dia 15, o Palácio do Planalto abriu, em Brasília, a exposição “Bicentenário da Independência do Brasil – 1822 – 2022”. A exposição reúne marcos importantes do processo de transformação do Brasil em uma nação independente, incluindo uma mostra fotográfica que destaca a interação de diversos povos contextualizando datas e personalidades que ilustram a memória política e da sociedade nos últimos 200 anos.
Também integram a exposição, o veículo Rolls-royce utilizado pela Presidência da República – que segundo documentos da Coordenação Geral de Transportes da Presidência, foi doado pelo Itamaraty em 1996 para ser utilizado como veículo oficial presidencial – além de moedas de R$ 2 e R$ 5 comemorativas ao Bicentenário produzidas em prata e ouro pelo Banco Central, selos produzidos pelos Correios registrando momentos históricos, livros cedidos pelo Ministério das Relações Exteriores e fotografias selecionadas pela Biblioteca Nacional sobre as conquistas a partir da independência do país, bandeiras históricas (Brasil Império, Governo Provisório dos Estados Unidos do Brasil, República Federativa do Brasil), entre outros itens.
O presidente da República, Jair Bolsonaro, e a primeira-dama, Michele Bolsonaro, inauguraram o livro de visitantes da exposição, desenvolvida pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura. O registro de visitantes integrará a Caixa Bicentenária, construída com a colaboração da Imprensa Nacional para eternizar as celebrações dos 200 anos da independência do Brasil.
A Caixa Bicentenária foi produzida em madeira e apresenta na tampa um losango representando a Bandeira do Brasil em dourado. Na parte interna da tampa destaca-se a figura do Imperador D. Pedro I, a marca do Bicentenário da Independência e a imagem do atual Presidente da República Federativa do Brasil, a semelhança da Caixa Centenária, que integrou as comemorações do dia 7 de setembro de 1922, segundo o governo federal.
O ministro do Turismo, Carlos Brito, participou da inauguração da exposição, ao lado do secretário especial da Cultura, Helio Ferraz, ministros e demais autoridades.
O Governo Federal, por meio da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo e da Casa Civil, “conduz uma série de ações relacionadas às comemorações dos 200 anos do Brasil como um país independente, incluindo eventos, exposições e inaugurações por todo o país” informa o governo.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…