Notícias
Poços de Caldas se tornou cidade-irmã de Ponte da Barca, em Portugal
A cidade de Minas Gerais, Poços de Caldas, e o município português de Ponte da Barca tornaram-se cidades-irmãs em solenidade realizada no último dia 3. O ato de irmanação foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Manuel dos Reis Marinho, e pelo prefeito Sérgio Azevedo. Representantes do município português estiveram no Brasil para a programação oficial da Flipoços.
A geminação leva em conta a disposição mútua das cidades de Poços de Caldas (Estado de Minas Gerais/Brasil) e Ponte da Barca (Distrito de Viana do Castelo/Portugal) em se irmanarem a partir de suas peculiaridades, especialmente nas áreas da Literatura, Livro e Leitura, a incontestável vocação de Poços de Caldas para a literatura e o desejo da sociedade poços-caldense e sul-mineira para que a cidade integre a Rede de Cidades Criativas da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
O processo de irmanação está diretamente relacionado ao inestimável valor histórico e literário dos registros epistolares do filho ilustre de Ponte da Barca, Cypriano Joseph da Rocha, tidos como a “certidão de batismo” da região Sul de Minas. Em 1728, Cypriano José da Rocha, acompanhado de dois filhos, embarcou numa nau rumo ao Brasil para ocupar, na capitania da Baía, o cargo de juiz dos órfãos e, mais tarde, na capitania de Minas Gerais, o de ouvidor da comarca de Rio das Mortes. Em cartas enviadas regularmente a Portugal, ele registra sua trajetória e, com ela, parte da história do Brasil, em especial do que chamamos hoje de região Sul de Minas, com a descoberta das minas do Rio Verde, ultrapassando os rios Baependi, Lambari e Sapucaí, com a fundação de um arraial, o Arraial de São Cipriano.
Com a irmanação, oportunidades serão criadas aos dois municípios, notadamente nos segmentos da economia criativa, literatura, livro e leitura, desenvolvimento socioeconômico a partir da cultura e valorização do potencial turístico. “Sempre fui muito acolhido em Poços e temos vários pontos em comum, uma cidade de se orgulhar com uma dinâmica e ecodesenvolvimento próspero e saudável e isso que temos em Ponte da Barca para desenvolver as cidades cada vez mais, na questão do turismo e desenvolvimento econômico e social”, destacou Augusto Marinho, presidente da Câmara da cidade portuguesa.
Para o prefeito Sérgio Azevedo, Poços de Caldas ganha mais uma cidade-irmã como Caldas da Rainha, além de integrar a Associação Europeia de Cidades Termais Históricas (EHTTA). “Do ponto de vista cultural, turístico e econômico, a irmanação será de grande relevância para Poços de Caldas. Agradecemos à comitiva de Ponte da Barca e a todos os envolvidos no processo de irmanação”, ressaltou o prefeito Sérgio Azevedo.
O presidente da Câmara, Douglas de Souza, também avalia como um momento histórico, com a Câmara participando da forma ativa, estreitando o vínculo entre as cidades, um primeiro passo para o desenvolvimento das relações entre os municípios. Ele também entregou uma homenagem a Ponte da Barca. O prefeito Sérgio Azevedo e o representante de Ponte da Barca também trocaram presentes, com lembranças de cada região.
A irmandade entre os municípios, nasceu do estudo e empenho das seguintes instituições que estiveram presentes na solenidade: Movimento Poços Literária; Macanudo Hub Literário Sul-Mineiro; Coletivo Polígono Sul-Mineiro do Livro; IHGSM – Instituto Histórico e Geográfico do Sul de Minas ” Casa Ouvidor Cypriano Joseph da Rocha”; IGEMSM – Instituto Genealógico Sul-Mineiro “Casa Monsenhor Lefort”; Acadêmia Feminina Sul-Mineira de Letras “Casa Bárbara (H)Eliodora”; ASMILACC – Academia Sul-Mineira de Letras, Artes, Cultura e Ciências “Casa Prof. Antônio Cândido”;APRESMIG – Academia de Professores Escritores do Sul de Minas “Casa Irmãos Professores Henriqueta, Alaíde e e João Carlos Lisboa”;ASMEL – Academia Sul-Mineira Estudantil de Letras “Casa Professor Serrano”;AMULSMIG – Academia Municipalista de Letras do Sul de Minas Gerais “Casa Arraial de São Cypriano”. E a cerimônia de oficialização da irmandade fez parte da programação da Flipoços 2023.
A geminação
Trata-se de um projeto previsto já há alguns anos, mas que precisou ser postergado para momento mais oportuno, em decorrência da pandemia da Covid-19. Em agosto de 2022, o prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo, recebeu o presidente da Câmara da cidade portuguesa, Augusto Marinho, para estreitar ainda mais as relações institucionais entre as cidades e compartilhar experiências.
O encontro foi proposto a partir da publicação do livro “Cypriano Joseph da Rocha: relato de uma vida entre Portugal e o Brasil na Idade do Ouro”, que também foi lançado na programação pré-Flipoços, no dia 1º de maio, na Biblioteca Centenário, com a presença do autor português António Andresen Guimarães.
De 3 a 7 de maio, Poços de Caldas se transformou na capital mineira da literatura, com a 18ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Portuguesa define novo estádio para jogar durante reforma do Canindé
A Portuguesa anunciou na tarde desta segunda-feira (20) o novo…
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…