Notícias
Podcast traz histórias de brasileiros que vivem em Portugal
Cresce a leva de brasileiros cada vez olhando com maior interesse para terras lusitanas, também em tempos de pandemia. Um novo canal que vai abordar muito de Portugal é o podcast ‘Se Calhar’, criado recentemente pelo jornalista brasileiro Paulo Markun e disponibilizado em diversas plataformas, como o Spotify.
Paulo Markun apresentou a série Cá e Lá na TV Cultura em 2010, aqui ao lado do jornalista português Carlos Fino, e o então cônsul de Portugal em SP. Arquivo
Formado pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, com passagem pelos principais veículos de imprensa do Brasil e ex-presidente da Fundação Padre Anchieta (responsável pela TV Cultura, onde o jornalista também apresentou o programa de entrevistas Roda Viva), Markun há quase quatro anos cruzou o Mar Oceano e se instalou em Lisboa.
O programa agora criado reúne entrevistas com brasileiros que também foram para o outro lado do Atlântico, comentários sobre aspectos culturais portugueses e dicas econômicas. Tudo em um formato que é uma novidade, mesmo para um jornalista com cerca de 50 anos de profissão.
“É um brinquedo novo, que recria o rádio. Ainda estou tateando nele, aprendendo a linguagem. Preferi não enveredar pelo YouTube, como alguns colegas fizeram, até por razões técnicas. Mas estou me divertindo”, afirma Markun a respeito do programa quinzenal que estreou no dia 6 de abril e que já tem os seis episódios da primeira temporada gravados. Cada episódio tem cerca de 20 minutos.
“A ideia é abrir espaço para brasileiros que estão vivendo em Portugal, conhecidos ou não. São empreendedores, professores, estudantes. Quero apresentar esse caldo de cultura que une Portugal e Brasil”, conta o jornalista – hoje, há cerca de 150 mil brasileiros morando oficialmente em Portugal, a maior comunidade estrangeira do país.
No primeiro programa, por exemplo, ele entrevistou o escritor Lira Neto, autor de uma comemorada e premiada biografia de Getúlio Vargas e que se mudou para a cidade do Porto, no norte de Portugal, para escrever o recém-lançado Arrancados da Terra, sobre os judeus que fugiram da Península Ibérica e, depois de se refugiarem no Nordeste brasileiro e serem também expulsos, fundaram a cidade que viria a ser Nova York. Nos seguintes, há conversas com a atriz Luana Piovani e o músico Yamandu Costa, por exemplo.
“Além disso, tenho procurado achar curiosidades que possam interessar ao ouvinte, mesmo as mais óbvias. Temos uma visão muito limitada de Portugal e há muitas histórias a serem contadas e com as quais não estamos acostumados. A intenção é criar um vínculo”, conta Markun.
Se Calhar é uma expressão “bem portuguesa, que significa uma possibilidade sobre a qual não há garantia de que vá acontecer. Se der, deu. É algo bem diferente do ‘jeitinho brasileiro’”, explica Markun. “E essa é uma das coisas importantes a se levar em consideração quando se vem para Portugal: obedecer determinadas regras socioculturais, como a questão de o português ser literal quando fala e também ser, ao mesmo tempo, conservador e civilizado”, lembra ele.
“Há um certo receio dos portugueses com os brasileiros por, na visão deles, nós não respeitarmos regras. Não diria que é exatamente um preconceito. Mas viver em Portugal me fez reaprender coisas com a civilidade daqui, como dar ‘bom dia’ às pessoas, coisa que às vezes esquecemos”, confessa em entrevista ao Jornal USP.
A série de podcasts Se Calhar, do jornalista Paulo Markun, está disponível nos principais agregadores de podcast.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…