Notícias
Politécnico da Guarda reforça cooperação com institutos superiores brasileiros
O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) reforçou a cooperação com cinco institutos superiores brasileiros, com a celebração de protocolos para o intercâmbio de docentes e estudantes e para a realização de projetos de investigação e formação conjunta.
Os protocolos foram assinados com os institutos federais de Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e do Norte de Minas Gerais.
O IPG recebeu na quinta-feira representantes de institutos superiores do Brasil “para renovar e celebrar novos protocolos de cooperação nas áreas da Tecnologia, da Engenharia e da Logística”, adiantou aquela instituição de ensino superior.
“Os acordos preveem intercâmbios de professores e alunos, promoção de investigação, formação pós-graduada conjunta e reforço de programas de dupla titulação (acordos de parceria institucional para que os alunos obtenham dois diplomas ao fim de um período de estudos, um da instituição de origem e outro da instituição de destino)”.
O presidente do IPG, Joaquim Brigas, referiu que “a internacionalização do ensino e a colaboração científica entre instituições é uma das prioridades estratégicas” da instituição que dirige.
“Estamos entusiasmados com as possibilidades que os novos acordos levantam, tanto para o Instituto como para a região”, afirmou.
O responsável considerou que o intercâmbio de estudantes e de docentes vai atrair alunos brasileiros para a instituição e “vai permitir que alunos do IPG estudem fora do país e conheçam outras realidades, o que enriquece muito a experiência acadêmica”.
O intercâmbio destina-se a docentes e a estudantes de licenciatura e de pós-graduação.
“Cada instituição irá nomear um profissional responsável pela supervisão e coordenação das atividades previstas nos protocolos, os quais têm a duração de cinco anos”.
Na quinta-feira, estiveram no IPG cinco equipas reitorais dos Institutos Federais de Alagoas (IFAL), de Paraíba (IFPB), de Pernambuco (IFPE), de Sergipe (IFS) e do Norte de Minas Gerais (IFNMG).
“Depois da mensagem de boas-vindas, a colaboração entre as instituições e o Politécnico da Guarda ficou formalizada com a assinatura dos acordos de cooperação. Houve ainda uma visita guiada ao campus e às instalações do IPG”.
Susana Pereira, do Gabinete de Mobilidade e Cooperação do Politécnico, considerou que “a presença de reitores, vice-reitores e assessores de relações internacionais no IPG demonstra um objetivo comum: a formalização de acordos de cooperação que permitem o desenvolvimento de ações concretas de colaboração interinstitucional, nomeadamente a promoção de mobilidade docente e discente, partilha de conhecimento e envolvimento em projetos inovadores conjuntos”.
O IPG tem quatro escolas superiores: Tecnologia e Gestão; Saúde; Educação, Comunicação e Desporto; Turismo e Hotelaria (Seia).
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…