Notícias
- Home
- Economia e Negócios
- Porto de Sines quer criar ‘hub’ logístico para receber frutas brasileiras
Porto de Sines quer criar ‘hub’ logístico para receber frutas brasileiras
O Porto de Sines (Setúbal) quer tornar-se na principal ‘porta de entrada’ de frutas brasileiras para abastecer o mercado ibérico e europeu com a criação de um ‘hub’ logístico onde poderão ser instaladas unidades industriais e de transformação.
Para avançar com a criação desta área logística, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) celebrou um protocolo de intenções com a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), com quem vai desenvolver um intercâmbio de conhecimentos e experiências profissionais.
“Para nós, é um parceiro importante para o desenvolvimento daquilo que pretendemos fazer em Sines neste segmento de negócios, designadamente a importação de frutas para abastecer a região, a Península Ibérica, o norte de África e a Europa”, explicou hoje à agência Lusa o presidente do conselho da administração portuária, José Luís Cacho.
Esta associação “representa aproximadamente 80% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil”, como manga, ananás, abacaxi, papaia, melancia, melão, maçã e uvas, indicou, frisando que o acordo significa “a possibilidade de instalação de unidades industriais [e de] transformação” dos derivados da fruta neste território português.
“As cargas do agroalimentar, especialmente o setor das frutas, têm tido um crescimento em Sines e nós temos um foco grande na captação destas cargas para o mercado português e para o mercado espanhol”, realçou José Luís Cacho, garantindo que “é uma carga que vai continuar a crescer em Sines”.
Com este propósito, serão criadas condições para que “as empresas possam sediar-se em Sines, quer na perspetiva logística, quer na perspetiva industrial para o desenvolvimento e, naturalmente, para criar valor para a economia brasileira”, frisou.
A ABRAFRUTAS percebeu “as vantagens” geográficas e operacionais de se instalar em Sines, afiançou. E esta parceria será “uma alavanca para outras cooperações neste setor” com “empresas importadoras, exportadoras e produtoras de fruta brasileira”.
“Do ponto de vista público significa utilizar as nossas infraestruturas marítimas que são suficientes para esse mercado”, explicou o administrador, acrescentando que serão necessários “espaços de armazenagem de indústrias, transformação dentro das estruturas que existem hoje” no porto alentejano.
Para dar seguimento ao trabalho iniciado com a assinatura do protocolo de intenções, a administração portuária convidou “um conjunto de empresas exportadoras, importadoras e produtoras de frutas e derivados do Brasil” a visitar Sines, disse.
Os responsáveis portugueses querem que estas empresas conheçam a infraestrutura portuária para, em conjunto, serem desenhadas “estratégias” que permitam a sua instalação neste concelho alentejano, além da utilização dos atuais “terminais” portuários para os “fluxos de importação dessas frutas do Brasil”, concluiu José Luís Cacho.
Associação
A Abrafrutas é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade representar e promover a fruticultura brasileira frente ao mercado internacional.
Criada em 2014, a Abrafrutas conta com aproximadamente 70 associados produtores exportadores de frutas e detém aproximadamente 85% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil.
Em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a ABRAFRUTAS desenvolveu, em 2014, o projeto “Frutas do Brasil”. O projeto tem por objetivo mostrar que o Brasil é provedor de frutas doces e saborosas o ano inteiro. O Sol e o clima do Brasil possibilitam a consistência de produção e grande variedade de frutas de norte a sul do país.
Tem como finalidade apoiar os exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; oportunizar abertura de novos mercados; promover o reconhecimento e a diferenciação das frutas brasileiras e estimular o aumento no consumo de frutas.
A convite da Embaixada do Brasil em Portugal, Abrafrutas realizou o Frutas do Brasil Festival, primeira ação deste ano de promoção das frutas brasileiras no mercado internacional, em parceria com ApexBrasil, em evento realizado na sede da embaixada, em Lisboa.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Portugal é um “farol de estabilidade” política, social e financeira
Nesta segunda-feira em Vila Nova de Famalicão, o primeiro-ministro, Luís…
Investidores querem transformar o Norte de Portugal na Flórida para brasileiros
Empresário Luiz Eduardo Osório reúne investidores cariocas em busca de…
Pacto Climático Europeu quer agricultura e alimentação no planeamento do território
Municípios devem incluir medidas sustentáveis e adaptadas às comunidades e…
Brasileiros devem contribuir com 1,4 bi de euros neste ano à Previdência de Portugal
As contribuições dos trabalhadores brasileiros para a Previdência Social de…
Especialistas defendem que Brasil e Portugal estão a evoluir no comercial
Portugal e Brasil mantêm uma relação comercial marcada por oportunidades…
Reconhecimento Institucional: Presidente da Câmara Portuguesa é Homenageada pela Casa de Portugal
A presidente da Câmara Portuguesa, Karene Vilela, representou a instituição…
Renováveis abastecem 73% da eletricidade consumida até setembro
A produção de energia renovável abasteceu 73% do consumo de…
Portugal cria programa no IEFP para apoiar imigrantes na procura de emprego
O Governo português lançou nesta segunda-feira o Programa Integrar que…
Brasileiros compram imóveis em Portugal para alugar de olho em ganhos de até 8%
Brasileiros compram imóveis em Portugal para alugar de olho em…
No G20 Agro, Brasil e Portugal firmam memorando para produtos agroalimentares
Em encontro com o ministro da Agricultura e Pescas de…
Empresa que reduziu a fome no Brasil quer fixar jovens de Portugal no campo
Embrapa fecha parceria com instituições portuguesas para incentivar os jovens…
Economia portuguesa cresce 1,5% no segundo trimestre
A economia portuguesa cresceu 1,5% no segundo trimestre do ano,…