Notícias
Portugal aprova “Prêmio salarial” a quem ficar para trabalhar após concluir o Ensino Superior
Os estudantes que terminem a licenciatura ou mestrado a partir deste ano (e incluindo 2023), e que sejam residentes em Portugal, vão receber um “prêmio salarial” de valorização da qualificação, que se prolongará pelo mesmo número de anos que durou o ciclo de estudos.
Segundo anunciou o governo, os jovens que tenham obtido o seu grau acadêmico antes de 2023 também podem ser abrangidos – desde que não tenham passado mais anos do que aqueles que durou a licenciatura ou mestrado.
A portaria, aprovada em Conselho de Ministros, que define as regras para atribuição deste prêmio salarial – anunciado no mês de setembro pelo primeiro–ministro, António Costa – foi publicada esta quinta-feira (28 de dezembro) em Diário da República, a chamada devolução do valor das “propinas” anuais, por cada ano de trabalho no país.
De acordo com o diploma, o prêmio aplica-se a todos os estudantes do ensino superior, público e privado, desde que tenha sido numa instituição portuguesa, que até aos 35 anos tenham obtido o grau de licenciado e/ou mestre nos anos de 2023 e seguintes. Ainda, é válido também aos mesmos graus acadêmicos obtidos no estrangeiro, desde que sejam reconhecidos em Portugal.
O apoio destina-se aos jovens que tenham rendimentos de categoria A (trabalho dependente) ou categoria B (trabalhadores independentes) e que tenham a situação tributária e contributiva regularizada perante a autoridade tributária e a segurança social.
Os licenciados e mestres que reúnam estes requisitos receberão anualmente um prêmio salarial no valor de 697 euros por cada ano de licenciatura e 1500 euros por cada ano de mestrado.
O prêmio salarial poderá também ser requerido pelos jovens licenciados e mestres que tenham obtido o grau acadêmico em data anterior a 2023, desde que o número de anos subsequente à atribuição do grau acadêmico seja inferior ao número de anos do ciclo de estudos.
O prêmio salarial será pago anualmente – por transferência bancária da Autoridade Tributária – durante o número de anos equivalente ao ciclo de estudos contemplado e não ficará sujeito a IRS nem a contribuições para a Segurança Social. O pagamento deve ser requerido por formulário eletrônico, após a obtenção do grau acadêmico.
Segundo informa o governo, esta é uma das medidas de apoio aos jovens prevista no Orçamento do Estado para 2024, somando-se a outras, como o reforço do IRS Jovem, a gratuitidade dos passes ou o reforço dos apoios ao alojamento estudantil.
A medida tem um custo previsto, no próximo ano, de 215 milhões de euros.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…