Notícias
- Home
- Economia e Negócios
- Portugal bateu recorde em 2020 com cerca de 380 ME de exportações para Cabo Verde
Portugal bateu recorde em 2020 com cerca de 380 ME de exportações para Cabo Verde

Portugal bateu em 2020 o recorde com cerca de 380 milhões de euros em exportações de bens e serviços para Cabo Verde e recuperou a primeira posição de maior investidor estrangeiro no arquipélago, disse fonte oficial.
“De facto, 2020 foi o nosso melhor ano de sempre em termos de exportações de bens. Foi um bom ano em termos de investimentos estrangeiros, recuperamos a primeira posição em Cabo Verde em termos de investidor estrangeiro, o que nos permitiu consolidar a nossa posição como principal parceiro econômico de Cabo Verde”, disse o diretor da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) em Cabo Verde, Paulo Borges.
De acordo com o mesmo responsável, em 2020, não obstante a pandemia da covid-19, Portugal teve cerca de 380 milhões de euros de volume das exportações de bens e serviços para Cabo Verde.
Agroalimentar, produtos agrícolas, materiais de construção, combustíveis e medicamentos foram os principais produtos exportados para Cabo Verde por mais de 2.000 empresas portuguesas, sobretudo micro, pequenas e médias empresas.
Para o diretor da AICEP em Cabo Verde, esses dados explicam-se porque as relações entre os dois países vão muito além da parte econômica, e mesmo com a suspensão das ligações marítimas e aéreas de passageiros, Portugal nunca interrompeu as ligações de mercadores com Cabo Verde por causa da pandemia da covid-19.
“A nossa área logística e de Cabo Verde teve uma importância fundamental, porque conseguiu garantir sempre a Cabo Verde o abastecimento de bens essenciais, como os alimentares, medicamentos ou materiais de construção”, frisou o responsável à Lusa, à margem de um workshop, na cidade da Praia, sobre as relações empresariais entre Cabo Verde e Açores.
Apesar de ainda continuar a sentir os impactos da pandemia da covid-19, Paulo Borges disse que as exportações portuguesas para Cabo Verde já estão a crescer novamente a cerca de 6%, em relação ao ano passado.
“Tudo indica que, como a retoma da economia que já se sente, vamos bater novamente um recorde e será o nosso melhor ano de sempre em termos de exportações de bens”, perspetivou, dizendo que Cabo Verde é um mercado que permite às empresas portuguesas iniciar o processo de internacionalização “sem grandes problemas”.
Relativamente à importação de produtos cabo-verdianos, aquele diretor da AICEP disse que houve uma quebra, porque Portugal importada sobretudo vestuário e calçado de empresas lusas instaladas em Cabo Verde, que enfrentaram muitas dificuldades no ano passado.
A AICEP é a agência responsável pelo acolhimento de projetos de investimento, de origem nacional ou estrangeira, em Portugal, fazendo o acompanhamento de todas as etapas do projeto e fornece aconselhamento e “informação à medida” das necessidades dos clientes.
A agência cobre toda a cadeia de valor da economia portuguesa, através de serviços orientados ao cliente, sejam empresas portuguesas, sejam investidores estrangeiros, contribuindo, assim, para a notoriedade da imagem de Portugal no mundo.
Em outubro de 2020, a AICEP e a Cabo Verde TradeInvest assinaram um protocolo para aumentar as relações econômicas e comerciais entre os dois países, facilitando a circulação de informações sobre negócios.
Em dezembro de 2019, durante um fórum econômica na cidade da Praia, o secretário de Estado Adjunto e da Economia de Portugal, João Neves, afirmou que cerca de 3.000 empresas portuguesas exportam para Cabo Verde e o volume das trocas comerciais entre os dois países rondava os 450 milhões de euros anuais.
“É bem elucidativo do interesse do tecido empresarial de Portugal no mercado cabo-verdiano. A base de exportação portuguesa cobre praticamente todas as áreas da atividade econômica e categoria de produtos”, apontou na altura o governante português.
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Brasileiros poderão entrar como turistas e pedir residência em Portugal
O ministro da Presidência do Conselho de Ministros, António Leitão…
Economias de Portugal e Espanha sobressaem na Europa com turismo e imigração a ajudar
Portugal e Espanha tiveram em 2024 um desempenho acima da…
Governo cria grupo de trabalho para estudar reforma da segurança social
O Governo criou um grupo de trabalho para propor medidas…
Reunião de Comissão abordou a próxima Cimeira Bilateral em Brasília
Na quarta-feira, dia 22 de janeiro, aconteceu no Palácio do…
Opinião: “Construindo Pontes: Como o Brasil e Portugal Podem Crescer Juntos”, por Karene Vilela
No arranque de 2025, um dos fatos de 2024 que…
Primeiro-ministro aponta a segurança como “um importante ativo econômico” [Mundo Lusíada e Lusa]
O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, considerou nesta segunda-feira que…
Companhias aéreas se unem por mais voos entre Portugal e Brasil [Mundo Lusíada]
A euroAtlantic Airways (EAA) anunciou no dia 2 de janeiro,…
Oferta de arrendamento em Portugal regista aumento de 61% no verão [Agência Incomparáveis]
O mercado de arrendamento habitacional em Portugal registou um aumento…
Portugal é um “farol de estabilidade” política, social e financeira
Nesta segunda-feira em Vila Nova de Famalicão, o primeiro-ministro, Luís…
Investidores querem transformar o Norte de Portugal na Flórida para brasileiros
Empresário Luiz Eduardo Osório reúne investidores cariocas em busca de…
Pacto Climático Europeu quer agricultura e alimentação no planeamento do território
Municípios devem incluir medidas sustentáveis e adaptadas às comunidades e…
Brasileiros devem contribuir com 1,4 bi de euros neste ano à Previdência de Portugal
As contribuições dos trabalhadores brasileiros para a Previdência Social de…