Notícias
Portugal mais do que duplica número de bolsas de estudo para estudantes dos PALOP e Timor-Leste
O número de bolsas atribuídas a estudantes do ensino superior dos PALOP e Timor-Leste vai aumentar neste ano letivo de 64 para 161, anunciaram hoje os ministros da Ciência e dos Negócios Estrangeiros, na apresentação do Programa de Bolsas de Estudo.
“Decidimos duplicar o número de novas bolsas de estudo para licenciaturas e mestrados; o contingente de bolsas de estudo deste ano passa de 64 para 161, mais do que duplica, e o contingente de bolsas para formação no ensino superior, no total, aumenta de 220 para 332, já neste ano letivo”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros na apresentação do Programa de Bolsas de Estudo para Licenciatura, Mestrado e Doutoramento para os estudantes dos PALOP e Timor-Leste, que decorreu em Lisboa, em conjunto com a ministra da Ciência e Ensino Superior.
Esta medida “beneficia do aumento, este ano, de 20 para 40 milhões da verba afeta a programas, projetos e ações de cooperação do instituto Camões, não só para os estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), mas também de outros países na América Latina e da África Ocidental e Norte de África”, salientou João Gomes Cravinho.
Além de aumentar o número, o Governo disse também que vai aumentar o valor, conforme tinha sido já anunciado pelo primeiro-ministro, em agosto, à margem da cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
“Vamos reforçar o montante das bolsas individuais atribuídas por bolseiro, na ordem dos 30%, válido para todos os bolseiros a frequentar licenciaturas, mestrados e doutoramentos já neste ano letivo, o que permitirá, em particular, fazer face à inflação, conferindo a estes estudantes deslocados dos seus países de origem, sem base de apoio familiar em Portugal, um apoio indispensável para prosseguirem os seus estados”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros.
O governante apontou que, para o Estado, “isto significa mais do que a duplicação da despesa anual, que passa de 1,6 milhões, no último ano letivo, para mais de 3,7 milhões de euros este ano”.
Ao longo dos últimos quatro anos, a despesa com as 440 bolsas atribuídas atingiu o total de 19,4 milhões de euros, concluiu.
Antes, já a ministra da Ciência e Ensino Superior tinha afirmado, na abertura da cerimônia, que o reforço do número e do valor das bolsas “representa não só o reforço da cooperação”, mas também o reforço das qualificações” dos estudantes lusófonos.
“Vamos reforçar o número de mulheres bolseiras, definido a observação da igualdade de gênero na atribuição do número de bolsas, e vamos criar uma rede de antigos bolseiros, que integre profissionais e investigadores científicos, para criar uma bolsa de mentores para ajudar os estudantes mais novos”, anunciou ainda Elvira Fortunato.
Na cerimônia, Gomes Cravinho respondeu ainda a algumas críticas sobre as dificuldades na obtenção de vistos de estudo, salientando que esse tema será prioritário.
“Estamos a dar prioridade aos vistos de estudo, que têm sido fator de complicação para os jovens; temos de dar uma resposta célere nos postos consulares para estudantes e é isso que temos vindo a fazer; até 25 de setembro foram emitidos 8.848 vistos de estudo para os PALOP e Timor-Leste, o que representa um aumento de 80% face ao ano anterior, e comparativamente com 2019, antes da pandemia, foram emitidos quatro vezes mais, portanto o problema está em vias de ser resolvido”, concluiu.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…