Notícias
- Home
- Economia e Negócios
- Portugal vai apoiar Andorra na celebração de tratado bilateral com a UE
Portugal vai apoiar Andorra na celebração de tratado bilateral com a UE
Neste domingo, o Presidente garantiu que Portugal vai apoiar Andorra na assinatura de um tratado bilateral com a União Europeia, considerando que os 27 ganham “em integrar mais” o principado.
Interpelado por um jornalista andorrenho a propósito da assinatura de um tratado bilateral entre o principado e a União Europeia e se o Estado português tenciona apoiar esta pretensão de Andorra, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu “claro”.
“É fundamental para a União Europeia (UE) [a assinatura desse tratado], é fundamental para Portugal, é fundamental para Andorra e é fundamental para as relações bilaterais entre Portugal e Andorra”, completou o chefe de Estado português, à margem de um encontro com portugueses residentes no principado, por ocasião das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Andorra, que é casa de mais de 9.000 portugueses – a terceira maior comunidade representando mais de 10% da população total – “ganha em estar mais ligada à UE, e a União Europeia ganha em integrar mais, aproximar mais Andorra, que é europeia e tem um papel muito importante”, completou o chefe de Estado.
Poucas horas depois de ter regressado de Londres para uma visita ‘relâmpago’ ao principado, a terceira desde que assumiu o cargo há mais de seis anos, Marcelo Rebelo de Sousa foi também questionado sobre o encontro entre o primeiro-ministro, António Costa, e o homólogo britânico, Boris Johnson, na próxima segunda-feira.
O chefe de Estado português disse que a visita de Costa a Londres tem como principal objetivo fomentar a “relação privilegiada” que Portugal tem com o Reino Unido, rejeitando eventuais contradições com os acordos pós-Brexit.
“Pura e simplesmente, naquelas áreas em que não há contradição, há coisas que podemos fazer de colaboração bilateral, que fazemos, aliás, com outros países por todo o mundo, por maioria de razão com um país que tem uma comunidade britânica muito forte no norte, uma comunidade britânica muito forte no sul, na Madeira, e que está a crescer em termos de investimento em Portugal”, argumentou, considerando que Portugal ganha com o fortalecimento destas relações já seculares.
Os primeiros-ministros do Reino Unido e de Portugal preparam-se para fechar na segunda-feira, em Londres, um acordo político global para regular as relações bilaterais luso-britânicas após a saída do Reino Unido da União Europeia, com particular incidência nas áreas da Defesa, política externa, ciência, Ensino Superior e alterações climáticas, em especial os oceanos.
Emigrantes
O Presidente elogiou os portugueses que emigraram na década de 1960 para Andorra afirmando que são a razão dos laços estreitos entre Portugal e o principado e prometendo regressar até ao final do seu mandato.
A comunidade portuguesa já é a terceira maior em Andorra, algo que na opinião do Presidente da República apenas foi possível pela emigração de “muitos compatriotas”.
“Foi nos anos de 1960 e 1970. Lembro-me do que foi essa experiência única da primeira geração de portugueses”, sustentou o chefe de Estado.
Perante uma plateia de algumas centenas de portugueses, o Presidente da República recordou duas viagens que fez “de camioneta” ao principado, quando era estudante universitário, e os portugueses que encontrou por cá.
“Vieram e descobriram que era um paraíso. Também descobriram que iam dar com o seu trabalho vida a Andorra”, disse.
Os portugueses que aqui vivem “têm duas pátrias”, assegurou o chefe de Estado, e “passaram isso para os filhos, passaram isso para os netos e ficaram em tempos fáceis e difíceis”.
Para perspectivar “um em cada oito ou nove” pessoas em Andorra são portugueses, argumentou o Presidente da República, e é essa comunidade a “garantia de que Portugal e Andorra ficam unidos para sempre”.
Esta foi a terceira visita de Marcelo Rebelo de Sousa a Andorra desde que é Presidente. No final desta visita ficou a promessa da quarta: “É impossível não ficar convosco no coração. É impossível. Tinha de vir a terceira vez em seis anos e três meses de mandato. Ainda tenho pela frente quase quatro anos. Eu tenho de voltar pelo menos uma vez. Tenho de voltar”.
Na visita, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas anunciou a abertura de um Consulado-geral de Portugal em Andorra. “Trabalhamos para servir as nossas comunidades. Vamos abrir um Consulado-Geral em Andorra. Sei que era desejado, que era ambicionado, mas, acima de tudo, que era merecido para esta nossa comunidade” declarou Paulo Cafôfo.
O chefe de Estado deixou o principado pela tarde rumo à capital portuguesa, para assistir ao regresso das marchas populares de Santo António, interrompidas por dois anos de pandemia.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Especialistas defendem que Brasil e Portugal estão a evoluir no comercial
Portugal e Brasil mantêm uma relação comercial marcada por oportunidades…
Reconhecimento Institucional: Presidente da Câmara Portuguesa é Homenageada pela Casa de Portugal
A presidente da Câmara Portuguesa, Karene Vilela, representou a instituição…
Renováveis abastecem 73% da eletricidade consumida até setembro
A produção de energia renovável abasteceu 73% do consumo de…
Portugal cria programa no IEFP para apoiar imigrantes na procura de emprego
O Governo português lançou nesta segunda-feira o Programa Integrar que…
Brasileiros compram imóveis em Portugal para alugar de olho em ganhos de até 8%
Brasileiros compram imóveis em Portugal para alugar de olho em…
No G20 Agro, Brasil e Portugal firmam memorando para produtos agroalimentares
Em encontro com o ministro da Agricultura e Pescas de…
Empresa que reduziu a fome no Brasil quer fixar jovens de Portugal no campo
Embrapa fecha parceria com instituições portuguesas para incentivar os jovens…
Economia portuguesa cresce 1,5% no segundo trimestre
A economia portuguesa cresceu 1,5% no segundo trimestre do ano,…
Trocas comerciais da China com países africanos lusófonos sobem 22% para 12,3 mil ME até junho
As trocas comerciais entre a China e os países africanos…
Jus Mundi e o Centro de Mediação e Arbitragem da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil (CMA-CPCB) anunciam nova parceria
Jus Mundi e o Centro de Mediação e Arbitragem da…
Portugal avança na geração de energia solar e bate novo recorde
Energias renováveis, somando solar, hídrica, eólica e biomassa, são responsáveis…
União Europeia: Convite – “Lei Rouanet: Oportunidades para Empresas Europeias no Brasil”
É com grande entusiasmo que convidamos vocês para um evento…