Notícias

You are here:

Portugal vai receber primeira edição internacional do Brasil Origem Week

Além de debates e palestras, a primeira edição internacional do evento terá uma feira de produtos e marcas brasileiras, mostra gastronômica com chefs a cozinhar em tempo real, desfiles de moda, programação cultural, painel para investidores e rodadas internacionais de negócios. Os produtos, que estarão na feira, destacam-se pela originalidade e sustentabilidade de pequenas e médias empresas de todas as cinco regiões brasileiras. A entrada é livre, com direito a muita degustação.

 

O espaço para palestras, que ganhou o nome de auditório Amazônia, será ocupado por nomes de peso, como Eduardo Bueno. Autor de mais de 30 livros, o historiador e escritor tornou-se o primeiro brasileiro a emplacar simultaneamente quatro títulos entre os cinco primeiros nas listas de mais vendidos do país. No Brasil Origem Week, Bueno fará uma palestra descontraída e cheia de informações e reflexões na mesma linha dos seus vídeos no canal de YouTube “Buenas Ideias”, que conta com mais de 1,4 milhão de seguidores. Além de Bueno, debaterão o arqueólogo Sérgio Pereira e o historiador Gonçalves Guimarães.

 

“São 524 anos de relação entre Brasil e Portugal. Precisamos estreitar ainda mais os laços e construir uma ponte cultural e de negócios sobre o Oceano Atlântico para que possamos trabalhar realmente como países-irmãos que somos. Debater o passado ajuda a escrever o futuro. O Brasil pode fazer Portugal ainda maior e Portugal fazer o Brasil ainda melhor”, explica Marco Lessa, CEO do Grupo M21 e idealizador do evento.

 

Nas artes, o Brasil Origem Week contará com a exposição “Deusas da Água” da renomada Christina Oiticica, que já teve o seu trabalho exposto em 17 países. Christina, que vive em Suíça com o marido, o escritor Paulo Coelho, é um dos principais expoentes da Land Art, técnica que consiste em pintar com a influência da natureza. O evento ainda contará com a exposição “Retratos Sonoros”, do fotógrafo Daryan Dornelles. A mostra se notabiliza principalmente pela versatilidade e pelo peso dos artistas fotografados. Fosse para capas dos discos ou para ensaios publicados nas principais revistas do Brasil e no exterior, as lentes de Daryan captaram imagens exclusivas de nomes como Chico Buarque, Carminho, Marisa Monte, Dino D’ Santiago e Gilberto Gil, entre outros.

 

Com exposições em Inglaterra, Áustria, Itália, Liechtenstein, França (no Museu do Louvre), Eduardo Lima começou a sua arte no sertão da Bahia e ganhou o mundo com obras expostas na casa de celebridades como o influencer Felipe Neto e o ator Rodrigo Lombardi. O seu trabalho mostra uma face moderna das artes plásticas do Brasil. Para o Brasil Origem Week, o baiano traz “Raízes do Sertão Nordestino”.

 

No sábado (dia 8), o Fórum Mulher fará um debate muito importante entre mulheres empreendedoras bem-sucedidas em Portugal como a empresária Pati Lemos, da Vou Mudar Para Portugal, a advogada Catarina Zuccaro e a coach Cristina Lambermount.

 

Na moda haverá diversos desfiles primavera-verão com peças exclusivas vindas do Brasil de marcas que estão disponíveis na Casa Brasiliana, primeiro hub de produtos brasileiros em Portugal.

 

Na gastronomia, serão diversas palestras e showcookings com chefs renomados. Além disso, haverá ações especiais sobre temas brasileiros como açaí e pão de queijo, entre outros.

 

No domingo (dia 9), as crianças terão um espaço exclusivo para fazer artes. Além das palestras e exposições, o BOW vai trazer concertos de fado, bossa nova e grandes êxitos que liguem os dois países.

 

O Brasil Origem Week 2024 é uma realização da MVU Empreendimentos/Grupo M21, em parceria com o WOW, Governo da Bahia, Governo do Pará, Embaixada do Brasil, Câmara Luso Brasileira e Casa Brasiliana.

 

ORIGEM WEEK

 

O Origem Week é uma feira de negócios que reúne o setor produtivo local, visando melhorar a competitividade e promover comercialmente produtos vinculados às condições e características da sua região. Com práticas sustentáveis, o evento fortalece o capital econômico e social dos estados por onde passa, evidenciando a sua diversidade gastronômica e cultural. Em suas três primeiras edições, na Bahia, já contabilizou mais de 30 mil visitantes, 250 marcas de produtos originais lançados, cerca de 200 expositores por edição e uma movimentação que passa dos 1 milhão de euros em negócios.

 

Empreendedor, empresário e sonhador, Marco Lessa nasceu em Guanambi, no sertão da Bahia e encontrou o seu propósito em Ilhéus. A memória do aroma de chocolate vindo das moageiras de cacau; ter produzido a novela “Renascer”, da TV Globo; conhecer a realidade dos produtores locais e acreditar no potencial de desenvolvimento econômico e social do Sul da Bahia, moldaram o seu coração em forma de cacau e despertaram o desejo de ajudar a transformar a sociedade.

 

Em 2009 criou o Chocolat Festival, que se transformou no maior e mais relevante evento de chocolate e cacau do país e que também chegou a França e Portugal. Hoje, ele é CEO do Grupo M21, uma organização privada brasileira multiplataforma que atua nos mercados de eventos e comunicação.

Fonte: Mundo Lusíada

 

Notícias Relacionadas