Notícias
Portugal vai receber primeira edição internacional do Brasil Origem Week
Além de debates e palestras, a primeira edição internacional do evento terá uma feira de produtos e marcas brasileiras, mostra gastronômica com chefs a cozinhar em tempo real, desfiles de moda, programação cultural, painel para investidores e rodadas internacionais de negócios. Os produtos, que estarão na feira, destacam-se pela originalidade e sustentabilidade de pequenas e médias empresas de todas as cinco regiões brasileiras. A entrada é livre, com direito a muita degustação.
O espaço para palestras, que ganhou o nome de auditório Amazônia, será ocupado por nomes de peso, como Eduardo Bueno. Autor de mais de 30 livros, o historiador e escritor tornou-se o primeiro brasileiro a emplacar simultaneamente quatro títulos entre os cinco primeiros nas listas de mais vendidos do país. No Brasil Origem Week, Bueno fará uma palestra descontraída e cheia de informações e reflexões na mesma linha dos seus vídeos no canal de YouTube “Buenas Ideias”, que conta com mais de 1,4 milhão de seguidores. Além de Bueno, debaterão o arqueólogo Sérgio Pereira e o historiador Gonçalves Guimarães.
“São 524 anos de relação entre Brasil e Portugal. Precisamos estreitar ainda mais os laços e construir uma ponte cultural e de negócios sobre o Oceano Atlântico para que possamos trabalhar realmente como países-irmãos que somos. Debater o passado ajuda a escrever o futuro. O Brasil pode fazer Portugal ainda maior e Portugal fazer o Brasil ainda melhor”, explica Marco Lessa, CEO do Grupo M21 e idealizador do evento.
Nas artes, o Brasil Origem Week contará com a exposição “Deusas da Água” da renomada Christina Oiticica, que já teve o seu trabalho exposto em 17 países. Christina, que vive em Suíça com o marido, o escritor Paulo Coelho, é um dos principais expoentes da Land Art, técnica que consiste em pintar com a influência da natureza. O evento ainda contará com a exposição “Retratos Sonoros”, do fotógrafo Daryan Dornelles. A mostra se notabiliza principalmente pela versatilidade e pelo peso dos artistas fotografados. Fosse para capas dos discos ou para ensaios publicados nas principais revistas do Brasil e no exterior, as lentes de Daryan captaram imagens exclusivas de nomes como Chico Buarque, Carminho, Marisa Monte, Dino D’ Santiago e Gilberto Gil, entre outros.
Com exposições em Inglaterra, Áustria, Itália, Liechtenstein, França (no Museu do Louvre), Eduardo Lima começou a sua arte no sertão da Bahia e ganhou o mundo com obras expostas na casa de celebridades como o influencer Felipe Neto e o ator Rodrigo Lombardi. O seu trabalho mostra uma face moderna das artes plásticas do Brasil. Para o Brasil Origem Week, o baiano traz “Raízes do Sertão Nordestino”.
No sábado (dia 8), o Fórum Mulher fará um debate muito importante entre mulheres empreendedoras bem-sucedidas em Portugal como a empresária Pati Lemos, da Vou Mudar Para Portugal, a advogada Catarina Zuccaro e a coach Cristina Lambermount.
Na moda haverá diversos desfiles primavera-verão com peças exclusivas vindas do Brasil de marcas que estão disponíveis na Casa Brasiliana, primeiro hub de produtos brasileiros em Portugal.
Na gastronomia, serão diversas palestras e showcookings com chefs renomados. Além disso, haverá ações especiais sobre temas brasileiros como açaí e pão de queijo, entre outros.
No domingo (dia 9), as crianças terão um espaço exclusivo para fazer artes. Além das palestras e exposições, o BOW vai trazer concertos de fado, bossa nova e grandes êxitos que liguem os dois países.
O Brasil Origem Week 2024 é uma realização da MVU Empreendimentos/Grupo M21, em parceria com o WOW, Governo da Bahia, Governo do Pará, Embaixada do Brasil, Câmara Luso Brasileira e Casa Brasiliana.
ORIGEM WEEK
O Origem Week é uma feira de negócios que reúne o setor produtivo local, visando melhorar a competitividade e promover comercialmente produtos vinculados às condições e características da sua região. Com práticas sustentáveis, o evento fortalece o capital econômico e social dos estados por onde passa, evidenciando a sua diversidade gastronômica e cultural. Em suas três primeiras edições, na Bahia, já contabilizou mais de 30 mil visitantes, 250 marcas de produtos originais lançados, cerca de 200 expositores por edição e uma movimentação que passa dos 1 milhão de euros em negócios.
Empreendedor, empresário e sonhador, Marco Lessa nasceu em Guanambi, no sertão da Bahia e encontrou o seu propósito em Ilhéus. A memória do aroma de chocolate vindo das moageiras de cacau; ter produzido a novela “Renascer”, da TV Globo; conhecer a realidade dos produtores locais e acreditar no potencial de desenvolvimento econômico e social do Sul da Bahia, moldaram o seu coração em forma de cacau e despertaram o desejo de ajudar a transformar a sociedade.
Em 2009 criou o Chocolat Festival, que se transformou no maior e mais relevante evento de chocolate e cacau do país e que também chegou a França e Portugal. Hoje, ele é CEO do Grupo M21, uma organização privada brasileira multiplataforma que atua nos mercados de eventos e comunicação.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…