Notícias
Premiada artista Joana Vasconcelos expõe no MAAT, em Lisboa
Com “Plug-in”, a aclamada artista relembra sua história e restabelece ligação com sua cidade.
Depois de se consagrar na cena mundial de arte contemporânea, a premiada artista portuguesa Joana Vasconcelos retorna ao seu país apresentando “Plug-in”, uma exposição individual ambiciosa, no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), situado à beira do Rio Tejo, em Lisboa.
Com inauguração no próximo dia 29, a mostra reunirá obras inéditas e icônicas produzidas pela artista desde 2000, além de peças da Coleção de Arte Fundação EDP, estabelecendo um diálogo entre o patrimônio da eletricidade, a tecnologia e as artes plásticas.
“Plug-in” ocupará tanto o edifício MAAT Central, quanto o MAAT Gallery. O primeiro apresentará a Árvore da Vida (2023), criada no contexto da Temporada Cruzada Portugal-França e adaptada agora à Sala dos Geradores da Central Tejo. Já, no MAAT Gallery serão expostas sete obras: a inédita Drag Race (2023), que estabelece um diálogo com War Games (2011); duas viaturas convencionais transformadas em obras de arte — uma completamente ornamentada com talha dourada e plumas, e a outra, coberta com espingardas de brinquedo e recheada com bonecos de pelúcia —; a máscara de espelhos I’ll Be Your Mirror (2019) e o gigantesco anel Solitário (2018), na área externa do museu — ambas as peças marcaram presença no Guggenheim de Bilbao, na Espanha, e estarão pela primeira vez na região lisboeta; e por fim, direto da Ásia e estreando na Europa, a tentacular escultura têxtil Valkyrie Octopus, criada em 2015 para o MGM Macau, que ficará suspensa na Galeria Oval.
Juntam-se a essas obras, outras de produções mais antigas como Stangers in the Night (2000), que tem um caráter simbólico por ter integrado Medley, a primeira retrospectiva de Joana Vasconcelos, quando da sua conquista da primeira edição do Prémio Novos Artistas Fundação EDP, em 2000. Pertencente à Coleção de Arte Fundação EDP, a peça permite relembrar a história da artista, sem nunca perder a ligação elétrica, que acompanha o mote da exposição.
Biografia
Nascida em 1971, Joana Vasconcelos é uma artista plástica portuguesa reconhecida pelas suas esculturas monumentais e instalações imersivas. Ao descontextualizar objetos do cotidiano e atualizar o movimento de artes e ofícios para o século XXI, estabeleceu um diálogo produtivo entre a esfera privada e o espaço público, a herança popular e a alta cultura. Com 30 anos de carreira, humor e ironia, questiona o estatuto da mulher, a sociedade de consumo e a identidade coletiva. O sucesso internacional chegou em 2005, com A Noiva, na primeira Bienal de Veneza curada por mulheres, onde voltou outras sete vezes ao leme do Trafaria Praia, enquanto Pavilhão de Portugal, o primeiro flutuante do certame.
Em 2012, foi a mais jovem e primeira artista mulher a expor no Palácio de Versalhes, na França, tendo batido o recorde de exposição mais visitada do país, com a adesão de 1,6 milhão do público. Em 2018, tornou-se a primeira artista portuguesa a ter uma individual no Guggenheim, de Bilbao, consagrando-se como a quarta melhor daquele ano para The Art Newspaper e a terceira mais visitada da história do museu. Suas obras de arte integram exposições e coleções nos quatro continentes, tais como as das fundações Calouste Gulbenkian, Louis Vuitton e François Pinault.
Acumulando mais de 30 prêmios ao longo da carreira, em 2009, recebeu o grau de Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique, pela Presidência da República Portuguesa e, em 2022, tornou-se Oficial da Ordem das Artes e Letras pelo Ministério da Cultura Francês.
Atualmente gere o Atelier Joana Vasconcelos, fundado em 2006 em Lisboa, que conta com cerca de 50 colaboradores e, em 2012, criou a Fundação Joana Vasconcelos que visa conceder bolsas de estudo, apoiar causas sociais e promover a arte para todos.
Sobre o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT)
Inaugurado em outubro de 2016 no contexto da política de mecenato cultural assumida pela Fundação EDP, o MAAT é uma instituição internacional que se dedica a promover o discurso crítico e a prática criativa com vista a suscitar novos entendimentos sobre o presente histórico e um compromisso responsável para com o futuro comum. Situado na frente ribeirinha da zona histórica de Belém, em Lisboa, o campus da Fundação EDP abrange uma área de 38 mil m2 que engloba uma central termoelétrica reconvertida – a Central Tejo, edifício emblemático da arquitetura industrial, construído em 1908 – e um novo edifício desenhado pelo estúdio de arquitetura londrino AL_A (Amanda Levete Architects). Ambos acolhem exposições e eventos e estão ligados por um jardim projetado pelo arquiteto paisagista libanês Vladimir Djurovic.
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…