Notícias

You are here:

Prêmio Nacional de Turismo anuncia os vencedores da 4.ª edição

Aconteceu no último dia 14, na Cidade do Futebol, em Oeiras, a cerimônia de entrega dos prêmios aos grandes vencedores da 4.ª edição do Prêmio Nacional de Turismo.

 

O Prêmio Nacional de Turismo (PNT), promovido pelo Expresso e pelo BPI – conta com o patrocínio do Ministério da Economia e do Mar, o apoio institucional do Turismo de Portugal, e o apoio técnico da Deloitte enquanto knowledge partner –, distingue as melhores empresas, práticas e projetos turísticos em Portugal.

 

A 4.ª edição do PNT recebeu 743 candidaturas em cinco categorias: Turismo autêntico, Turismo gastronómico, Turismo inclusivo, Turismo inovador e Turismo sustentável.

 

As candidaturas foram avaliadas por Comités Técnicos e por um Júri, constituído por representantes de diferentes quadrantes da sociedade portuguesa. Qualidade e inovação da oferta, satisfação do cliente, qualificação ambiental, performance operacional, e contributo para o desenvolvimento turístico, foram alguns dos critérios considerados para essa avaliação e eleição dos vencedores.

 

Confira os Vencedores do PNT 2022

 

_ Turismo autêntico

Vencedor

Rotas Açores – Iniciativa Itinerários Culturais e Paisagísticos – projeto de estruturação da oferta de Touring Cultural e Paisagístico dos Açores promovido pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, que integra 48 circuitos distribuídos pelas nove ilhas do arquipélago e subordinados às temáticas da baleação, vinhas e vulcões.

 

_ Turismo gastronômico

Vencedor

Evento de slow cooking Chefs on Fire – evento que se realiza em Cascais e que é considerado o maior festival gastronômico do país, com vários chefs nacionais de renome a cozinhar com fogo e ao som de música.

Menção honrosa

Fins de semana Gastronómicos do Porto e Norte de Portugal – roteiro gastronômico anual (excluindo meses de Verão) que visa a promoção da gastronomia e vinhos dos concelhos integrados na Região de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

 

_ Turismo inclusivo

Prémio ex aequo a duas entidades

É Um Restaurante (Lisboa) – projeto social aberto ao público que promove a formação e inclusão no mercado laboral de pessoas em situação de sem abrigo. Iniciativa da Associação de Intervenção Comunitária Crescer na Maior que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

Azores All in Blue – Turismo & Autismo (São Miguel) – projeto de I&D que visa investigar e valorizar a experiência turística de crianças com perturbações do espetro do autismo (PEA) e dos respetivos cuidadores. É promovido pelo CDIJA – Centro de Desenvolvimento InfantoJuvenil dos Açores, com sede em Lagoa, na ilha de São Miguel, com o apoio da Agência Açoreana de Viagens.

 

_ Turismo inovador

Vencedor

Digital Nomads Madeira Islands – iniciativa que teve como objetivo destacar as ilhas da Madeira e de Porto Santo como destinos atrativos para Nómadas Digitais, através de um projeto piloto que decorreu na Ponta do Sol. Projeto promovido pela Startup Madeira More than ideas, com o apoio do governo regional.

 

_ Turismo sustentável

Vencedor

Top Atlântico +Planeta – iniciativa promovida pela agência de viagens Top Atlântico, que conta com a certificação Biosphere pela Global Sustainable Tourism Council, em reconhecimento da promoção de um modelo de turismo mais sustentável, através de medidas internas de redução de desperdício, melhoria das condições dos colaboradores, apoio a entidades mais carenciadas e criação de dois marketplaces de comercialização de produtos usados, biológicos e/ou de produção própria, entre outras. O projeto tem também um compromisso com o programa “Criar Bosques”, da Quercus, como mecanismo de compensação da pegada CO2 criada pelos voos das Viagens +Sustentáveis.

 

_ Prémio Carreira

Em 2022 e por decisão do júri foi atribuído o Prémio Carreira a Jorge Rebelo de Almeida, fundador e presidente do grupo hoteleiro Vila Galé, que assim se junta a Dionísio Pestana, Mário Pereira Gonçalves e André Jordan, distinguidos em anos anteriores.

Fonte: Mundo Lusíada

Notícias Relacionadas