Notícias
Professor da Universidade de Lisboa recebe título de Doutor Honoris Causa da USP
O catedrático do Instituto de Educação e reitor honorário da Universidade de Lisboa, António Manuel Sampaio da Nóvoa, considerado um dos maiores especialistas internacionais no campo da História da Educação, é o mais novo Doutor Honoris Causa da USP. A cerimônia de outorga do título foi realizada no dia 30 de agosto.
A proposta de concessão do título foi apresentada pela Faculdade de Educação (FE) e aprovada pelo Conselho Universitário em setembro do ano passado.
De acordo com o Estatuto da Universidade, o título de Doutor Honoris Causa é concedido “a personalidades nacionais ou estrangeiras que tenham contribuído, de modo notável, para o progresso das ciências, letras ou artes; e aos que tenham beneficiado de forma excepcional a humanidade, o País, ou prestado relevantes serviços à Universidade”.
Nóvoa é o 118º homenageado com o título concedido pela USP em toda a sua história. Em 2008, o geneticista britânico Oliver Smithies, ganhador do Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 2007, recebeu o título como parte das comemorações dos 75 anos da Universidade.
António Manuel Sampaio da Nóvoa é professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, instituição na qual leciona desde 1986. É reitor honorário da Universidade de Lisboa, onde ocupou a Reitoria entre 2006 e 2013. Nessa oportunidade, António Nóvoa liderou o processo de fusão da Universidade de Lisboa com a Universidade Técnica de Lisboa, duas importantes universidades públicas que, unidas, contribuíram para fortalecer o cenário acadêmico português.
Em 2014, recebeu o prêmio Universidade de Coimbra por sua “notável carreira e trabalho no campo da educação”. Desempenhou funções públicas de relevo, como a de consultor de educação do presidente da República Portuguesa Jorge Sampaio. Hoje é embaixador de Portugal na Unesco, nomeado pelo primeiro-ministro e pelo presidente da República Portuguesa.
Um dos maiores especialistas internacionais no campo da História da Educação, António Nóvoa também se notabilizou no campo da Educação Comparada e da formação docente. É autor de referência nos estudos sobre as políticas educativas, especialmente as desenvolvidas pela União Europeia.
Construção do conhecimento
A saudação ao homenageado foi feita pela professora titular da Faculdade de Educação (FE), Denice Barbara Catani, que fez um breve retrospecto da trajetória e da produção acadêmica do homenageado e destacou o trabalho cooperativo que Nóvoa desenvolve com a faculdade há trinta anos. “Exprimo meu votos pela continuidade e pelo fortalecimento de sua atuação em nosso país. Tenho certeza que o reconhecimento que a USP lhe confere hoje continuará frutificando em muitos sentidos e lugares brasileiros”, afirmou a docente.
Em seu discurso de agradecimento, Nóvoa também ressaltou seu comprometimento com o Brasil. “É uma honra receber este título da USP, que reconhecidamente é a mais importante universidade do espaço ibero-americano. A partir de agora, pertenço a esta Universidade. Em 1994, eram frágeis as relações acadêmicas entre Portugal e Brasil. Tudo mudou no último quarto de século. Sei que, ao receber este prêmio, o faço em nome de uma geração acadêmica de portugueses e brasileiros que conseguiu esta notável mudança”, afirmou.
O homenageado falou sobre o impacto da pandemia na vida das pessoas e o papel da educação nesse novo cenário.
“Queremos regressar às rotinas do dia a dia, dos nossos encontros, mas temos que o fazer de maneira diferente, compreendendo os desafios de um mundo mais do que humano, um humanismo que combata o racismo, o patriarcado e todas as formas de discriminação e respeite a diversidade da vida e o futuro do nosso planeta comum. Construir as bases desse nosso humanismo é o grande programa da educação nas próximas décadas. As universidades podem o que mais ninguém pode: construir um conhecimento diferente num tempo mais longo que o presente imediato, um conhecimento útil, porque inútil, que abra imaginários e não se limite a reproduzir as obviedades da novilíngua da empregabilidade, da excelência, da eficiência, do empreendedorismo e por aí adiante”, salientou.
O reitor Vahan Agopyan destacou que “neste momento que vivemos um período de negacionismo no País, em que o conhecimento é desprezado, esta homenagem é uma resposta que damos à sociedade. Mostramos, com essa outorga, que a educação é a nossa missão mais importante. Lembro uma frase de Nóvoa que me marcou muito: ‘O professor se forma na escola’, que mostra sua dedicação em colocar a universidade cada vez mais próxima da sociedade. A universidade se afastou da sociedade e, hoje, nosso maior desafio é mostrar que fazemos parte da solução dos problemas sociais”.
A cerimônia foi transmitida da Sala do Conselho Universitário, localizada no prédio da Reitoria, e contou com a presença do diretor da FE, Marcos Garcia Meira; do vice-diretor da unidade, Vinício de Macedo Santos; e do secretário-geral da Universidade, Pedro Vitoriano de Oliveira.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…