Notícias
Projeto abre inscrições pra levar obras de escritores brasileiros para Lisboa e Frankfurt
O LITERA-MINAS, projeto que vai levar obras de autores mineiros pra Europa, está selecionando escritores nascidos no estado para comporem o catálogo que será internacionalizado nas feiras do livro de Lisboa e Frankfurt em 2024. A ideia é escolher 40 autores contemporâneos mineiros para se juntarem a 20 escritores clássicos já selecionados. Essa é a chance desses artistas ampliarem seu alcance e impacto no cenário literário e turístico internacional.
O projeto LITERA-MINAS é patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, idealizado pela plataforma de literatura independente IBI Literrário, conta com a produção da é.cultural e realização do Governo de Minas Gerais — Governo diferente, Estado Eficiente.
Em sua primeira edição, o LITERA-MINAS vai atravessar o oceano pra levar o melhor da literatura mineira e seus municípios para as feiras do livro de Lisboa, em Portugal, e Frankfurt, na Alemanha. É o que sonharam as idealizadoras Carola Castro, Jiulia Castro e Beatriz Ayumi, que tiveram a ideia de internacionalizar a mineiridade literária.
O público poderá ter contato tanto com os escritores que projetaram Minas Gerais no panorama cultural das letras – dos mais consagrados como Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade, aos mais contemporâneos -, quanto com as histórias de suas cidades e os circuitos literários das regiões retratadas. Esse projeto inédito, conta com extensa pesquisa pra confecção de dois catálogos que servirão como guias turístico-literários e serão distribuídos gratuitamente nos dois eventos na Europa – também poderão ser acessados de forma digital no mundo todo, em duas línguas diferentes.
“O projeto enlaça a vivência literária e o território, explorando as cidades onde esses autores nasceram, cresceram e viveram, entendendo suas regionalidades e seus sotaques, e convidando turistas de todo o mundo a conhecerem a imensidão que é Minas Gerais”, afirma Carola. “Minas, que sempre chamou atenção por suas riquezas naturais, agora vai também se destacar internacionalmente por sua riqueza cultural”, complementa.
O LITERA-MINAS pretende doar as 500 obras para a SECULT de Lisboa, em uma ação que reforça o compromisso com o fomento às literaturas de língua portuguesa. O projeto ainda conta com a equipe da plataforma de literatura independente Ibi Literrário, Lohainne Lage, Samuel Carrasco, Maria Araújo e Flávia Januário, e visa também participar de três eventos nacionais.
“A ideia é internacionalizar artistas e obras mineiras e fomentar nas cidades de origem desses escritores a potência que são esses eventos, que já existem, mas que precisam de mais espaço e visibilidade, tudo em parceria com a Secretaria de Cultura”, diz Beatriz Ayumi.
O time já tem data de partida primeiro para Portugal, em junho, para a Feira do Livro de Lisboa, e depois para Alemanha, em outubro, a fim de realizar a Feira do Livro de Frankfurt. Mais informações poderão ser encontradas nas redes sociais do LITERA-MINAS.
Serviço:
LITERA-MINAS: Edital de chamamento público para escritores e obras mineiras
Inscrições: até 09 de fevereiro de 2024, de forma on-line e gratuita.
Link: https://linktr.ee/literaminas
Mais informações: @literaminas (no Instagram)
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…
Feira do Livro do Porto abre com 130 ‘stands’ e centenas de atividades
A Feira do Livro do Porto, que abriu nesta sexta-feira…
Fadistas Jorge Fernando e Maria Emília se apresentam na Casa de Portugal São Paulo
No sábado, dia 24 de agosto, a Casa de Portugal…