Notícias
Projeto inspirado no Real Gabinete Português de Leitura será lançado em 2023
Antologia “A biblioteca das almas esquecidas” reunirá contos de 29 autores brasileiros.
Reconhecida como uma das bibliotecas mais bonitas do mundo, o Real Gabinete Português de Leitura será palco e protagonista de uma antologia que reunirá 29 autores nacionais. Mais do que ambientar contos no coração literário do Rio de Janeiro, na tradicional rua Luís de Camões, a obra “A biblioteca das almas esquecidas” chega para instigar o imaginário coletivo, segundo a organização, em uma celebração à cultura lusófona.
A antologia conecta uma pluralidade de estilos, vozes e ideias que alimentam a imaginação acerca do Real Gabinete, inclusive por meio de encontros fantasmagóricos. Quantos segredos se libertam das páginas dos livros e andam livremente pelos corredores da biblioteca depois que as visitas acabam e as luzes se apagam? As narrativas breves trazem enredos inspirados em obras, autores e, até mesmo, membros da equipe do local.
Conforme explica Mih Lestrange, organizadora do projeto, a proposta é surpreender o público. “A ideia de histórias envolvendo fantasmas de personagens de livros clássicos, ou mesmo de alguns autores, pode parecer bastante restrita, pois tanto o cenário quanto alguns personagens principais já estão pré-definidos. Ainda assim, é impressionante ver como os autores exploraram as brechas da proposta, criando histórias envolventes, assustadoras, reflexivas e inovadoras”.
Para a revisora de textos e leitora crítica, a autora carioca Raiany Távora, a experiência de escrever um conto sobre a biblioteca pública foi “maravilhosa”. “Sou do Rio e, durante a graduação, eu costumava ir ao Real Gabinete para estudar. O lugar possui uma aura mágica incrível e o meu principal desafio, ao criar o conto ‘Quando ninguém vê’, era passar essa sensação para o papel. Além de escrever sobre um casal de outras vidas, o amor pelos livros precisava ficar marcado em cada linha”.
O PROJETO
Segundo a organização, a realização de antologias é um posicionamento da editora para lançar no mercado autores que estão iniciando na carreira ou autores já experientes, dando apoio e incentivo à escrita.
“É uma alegria imensa ver a realização e satisfação dos nossos autores, é o sorriso que nos estimula a continuar! A campanha de arrecadação foi um sucesso e a previsão de entrega dos exemplares aos apoiadores é agosto de 2023”, reforça Janaina Storfe, diretora executiva da Cartola Editora.
O projeto ainda está com campanha de financiamento coletivo no Catarse. Interessados podem apoiar a obra até o dia 10 de março de 2023. As recompensas englobam desde versões do livro em e-book a impresso, além de marcadores de páginas personalizados e descontos na livraria da Cartola Editora. Mais informações pelo Instagram: @cartolaeditora .
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Portuguesa define novo estádio para jogar durante reforma do Canindé
A Portuguesa anunciou na tarde desta segunda-feira (20) o novo…
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…