Notícias

You are here:

Quais são as marcas portuguesas mais valiosas de cada setor em 2024 [OnStrategy]

Distribuição/Retalho e Banca foram os setores que mais valorizaram, em 2024.

Caixa Geral de Depósitos é a marca de Banca mais valiosa (988 milhões de euros) com uma valorização de 47,7%.

Entre as marcas líder de sector, com mais valorização em 2024 destacam-se a CGD (988 milhões de euros) com uma valorização de 47%, o Pingo Doce (1,14 milhões de euros) com uma valorização de 38,4%, a Parfois (228 milhões de euros) com uma valoração de 34,1% e os CTT (227 milhões de euros) com uma valorização de 29,6%.

No setor de Distribuição & Consumo Alimentar, destacam-se ainda a Super Bock (+12,29%), avaliada em 402 milhões de euros, e a Delta (+24,9%) avaliada em 259 milhões de euros.

Em 2024, o total das 100 marcas portuguesas mais valiosas, agrupadas em 37 setores de atividade foi equivalente a cerca de 20,3 mil milhões de euros.

A Consultora OnStrategy apresenta os resultados do estudo anual das Marcas Portuguesas Mais Valiosas de 37 setores de atividade, desenvolvido recorrendo à metodologia de Royalty Relief. Esta metodologia está em conformidade com as normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira), em que todas as marcas são auditadas e avaliadas com base em informação pública, nomeadamente relatórios e contas, dados de mercado e indicadores de força de marca.

A análise permitiu obter uma visão abrangente e segmentada sobre a forma como as marcas evoluem, deixando perceber as variáveis que formam o seu valor. De acordo com João Baluarte, Sócio responsável pelos estudos financeiros na OnStrategy, “este trabalho é o culminar de uma sequência de estudos de Marca que a

OnStrategy tem vindo a divulgar desde o início do ano e que analisam a Reputação, Força e Energia de Marca e agora a Avaliação Financeira. Através da Avaliação Financeira, uma rigorosa análise certificada, conseguimos quantificar o valor financeiro de uma marca, e compreender, de uma forma muito concreta, o seu peso e a sua importância na atividade das organizações em diferentes setores, não apenas enquanto imagem, mas como um ativo intangível, um dos ativos mais importantes para as organizações”.

Entre as 37 marcas líderes setoriais, identificadas a partir da totalidade das 100 marcas portuguesas mais valiosas, a CGD (+47%), o Pingo Doce (+38,4%), a Parfois (+34,12%), os CTT (+29,6%), a Wells (+29,4%) e a Portugalia (+28,6%) destacaram-se como as marcas que mais valorizaram face a 2023.

Energia e Mobilidade

No domínio da Energia e Mobilidade, destacaram-se marcas como a EDP, que além de ser a marca mais valiosa de 2024 se assume também como líder do segmento de “Energy & Utilities”, a Galp Energia, líder do segmento de “Oil & Gas”, a TAP, líder do segmento de “Airlines & Aerospace”, a Brisa, líder do segmento de “Mobility”, e a CP líder do setor de “Transportation”.

Distribuição & Consumo Alimentar

Relativamente aos setores de produção, distribuição e retalho alimentar, as marcas líderes em 2024 foram o Pingo Doce no segmento de “Retail Food”, cuja proprietária Jerónimo Martins se destacou também como a marca de Holdings mais valiosa, a Delta, no segmento de “Beverages Non Alcohol”, a Super Bock, no segmento de “Beverages Alcohol”, a Lactogal, no segmento de “Food”, e a Portugália, no segmento de “Retail Restaurants”.

Banca & Seguros

A Caixa Geral de Depósitos assume-se como a marca de Banca mais valiosa, ocupando o 6º lugar no ranking das 25 marcas portuguesas mais valiosas. Nos setores de Banca & Seguros, as marcas com maior valor foram ainda a Fidelidade, no segmento de “Financial Insurance” e o Multibanco, no segmento de “Payment Systems”.

Telecomunicações

A MEO assume-se como a marca mais valiosa de “Media & Telecom”, com um valor de 767 milhões de euros e uma valorização de 9,9% face a 2023.

Construção

No setor da construção, que em 2023 atingiu 20 mil milhões de euros em produção e registou um crescimento de 7,5% face ao ano anterior, o Grupo Mota-Engil assumiu-se como a marca mais valiosa no segmento de “Engineering & Construction”, com a CIN a liderar o segmento de “Construction Supplies”.

Indústria

O setor Indústria, que na comparação homóloga em abril de 2024 registou um crescimento de 3,4% em contraciclo com a tendência europeia, é liderado pela Navigator Company, que se assumiu como a marca mais valiosa do segmento de “Industrial Products” (281 milhões de euros).

Retalho

O setor de Retalho é liderado pela Parfois, a marca mais valiosa de “Retail Specialist”, seguida da Salsa, líder do segmento de “Retail Textile”, da Vista Alegre, a marca mais valiosa do segmento de “Luxury”, e do Gato Preto, líder do segmento de “Retail Home”.

Serviços

No segmento “Professional Services”, os CTT assumiram-se como a marca mais valiosa (227 milhões de euros).

Tecnologia

No setor de tecnologia destacaram-se, no período em análise, a Worten, a marca mais valiosa de “Retail Technology”, seguida da Novabase, líder do segmento de “Technology & Software”.

Saúde

No que refere ao setor da saúde, a marca portuguesa mais valiosa de “Hospitals Healthcare” foi a CUF, com a BIAL a liderar o segmento de “Pharmaceuticals”, a Medis a assumir-se como a marca mais valiosa de “Healthcare Insurance”, a Germano de Sousa a posicionar-se como marca mais valiosa de “Laboratories Healthcare” e a Wells a liderar o segmento de “Retail Health & Wellness”.

Turismo

O setor do Turismo teve como protagonistas, em 2024, a marca Pestana, líder do segmento de “Travel & Leisure”, e a Viagens Abreu, a marca de “Travel Agencies” mais valiosa.

Desporto

Relativamente ao setor desportivo, a marca SL Benfica assumiu-se como a mais valiosa (“Sports”), com uma avaliação de 112 milhões de euros, com a Sport Zone a posicionar-se como a marca mais valiosa do segmento de “Retail Sports”.

Media

No domínio dos media, a SIC assume-se como o canal de televisão mais valioso (“Media & TV Channels”), e o Correio da Manhã lidera o segmento imprensa como marca mais valiosa de “Media & Channels Press”. O pódio da rádio é ocupado pela Rádio Comercial, a marca mais valiosa de “Media & Channels Radio”.

SOBRE A ONSTRATEGY:

Fundada em 2009, a OnStrategy é uma consultora multidisciplinar focada na criação e otimização do valor financeiro das marcas e organizações dos seus clientes e parceiros.

A OnStrategy desenvolve e entrega serviços de consultoria em análise, estratégia e avaliação financeira para maximizar o valor de ativos tangíveis e intangíveis com metodologias e ferramentas independentes, reconhecidas e certificadas que são apoiadas por um profundo conhecimento do ambiente económico, político e social que impactam o desempenho de negócios e marcas.

A OnStrategy faz parte do grupo restrito de consultoras certificadas a nível mundial, que atuam em conformidade com as normas ISO10668 (avaliação financeira de marca) e ISO20671 (avaliação de estratégia e força de marca).

Notícias Relacionadas