Notícias
Rede Nacional vai investir 269 mil euros na promoção dos moinhos de Portugal

A autarquia de Albergaria-a-Velha, que lidera a Rede Nacional da Rota dos Moinhos de Portugal, revelou que vão ser investidos 269 mil euros para estruturar a oferta turística.
Até ao final de 2024, a Rota dos Moinhos de Portugal vai “criar e definir o referencial de qualidade e os critérios para a adesão à Rota dos Moinhos, capacitar os aderentes e agentes econômicos, desenvolver e estruturar programas de visitação e experiências, e criar a identidade gráfica, materiais comunicacionais e sinalética, bem como desenvolver ações de promoção e comunicação”.
A Rede Nacional Rota dos Moinhos de Portugal foi recentemente criada pelos municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda, Nelas, Sever do Vouga e Vagos.
Com a criação da Rota, “pretende-se estruturar e centralizar a oferta existente que permita aos turistas visitar os destinos de forma informada, usufruindo de um ecossistema que lhes permita viver a experiência na sua plenitude”.
Naqueles cinco municípios existem, atualmente, 34 moinhos visitáveis, bem como vários programas de experiências, desde oficinas de confecção de pão, desportos radicais, visitas encenadas, trilhos e eventos temáticos, bem como percursos de visitação.
Naqueles concelhos existem 37 empreendimentos turísticos, 169 alojamentos locais, 32 agentes e animação turística e 242 restaurantes.
O projeto “propõe trabalhar os moinhos e os elementos a si associados como um produto turístico, com as ações a incidir inicialmente nos cinco municípios fundadores do projeto, mas com a ambição de integrar outros municípios e entidades que têm como objetivo a preservação e a promoção do patrimônio molinológico nacional”, explica uma nota de imprensa.
“Com um produto turístico inclusivo e acessível, prevê-se capacitar os territórios, valorizar as comunidades locais e os seus saberes, atraindo assim mais fluxos de visitantes”, acrescenta.
Os promotores da Rede Nacional acreditam que, “com mais turistas a circular numa rota abrangente, unida pelo seu patrimônio molinológico, é possível aumentar a estadia, o número de dormidas e consequentemente as receitas dos agentes turísticos, enquanto se preserva um patrimônio único”.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Dia da Comunidade Luso-Brasileira
Em 22 de abril celebra-se o Dia da Comunidade Luso-Brasileira,…
Revolução dos Cravos: quando Portugal escolheu a liberdade
No dia 25 de abril de 1974, Portugal amanheceu diferente.…
Casa de Portugal inaugura busto em homenagem a António dos Ramos
Em uma noite marcada por emoção, gratidão e memórias, a…
Ciclo de “Conversas sobre abril”, sob a temática “Encontro com Natércia Salgueiro Maia”
Por motivo das comemorações dos 51 anos da Revolução dos…
Amanhã: novo episódio do podcast da Câmara!
A Câmara Portuguesa de São Paulo agora tem um podcast!…
Descubra o novo marco da arte e da sustentabilidade [Casa de Portugal]
A Casa de Portugal e a Câmara Portuguesa de São…
Museu da Língua Portuguesa (São Paulo) e Casa da América Latina (Lisboa) promovem II Diálogos Culturais Luso-Brasileiros com a participação das Ministras da Cultura do Brasil e de Portugal
Fortalecer a diplomacia cultural entre Brasil e Portugal, a fim…
Portugal e Brasil assinam acordos de cooperação nas áreas dos museus, língua e artes
Durante a Cimeira Brasil-Portugal são assinados “três acordos de cooperação”…
Portuguesa define novo estádio para jogar durante reforma do Canindé
A Portuguesa anunciou na tarde desta segunda-feira (20) o novo…
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…