Notícias
Santos faz parceria com cidade portuguesa para enriquecer acervo histórico sobre Braz Cubas
Os primeiros passos para conhecer mais sobre o fundador da cidade de Santos foram dados na quarta-feira (dia 27), na cidade portuguesa do Porto, onde nasceu Braz Cubas.
O diretor-presidente da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), Luiz Dias Guimarães, se reuniu com representantes do Arquivo Histórico Municipal do município português.
O encontro aconteceu no histórico edifício D. Henrique Infante, sede do Arquivo, e contou com a presença da diretora da Divisão de Arquivos, Maria Helena Braga, e da historiadora Paula Cunha. Na oportunidade, foram estabelecidos os primeiros passos para a troca de informações sobre Braz e sua família, tradicional no Porto, que é cidade-irmã de Santos.
“No Porto, os Cubas instalaram uma Misericórdia, como em Santos”, comentou Guimarães, referindo-se a Santa Casa, o mais antigo hospital brasileiro, fundada pelo português. “Agora vamos reunir todas as informações históricas disponíveis para enriquecer ambos os acervos”.
Durante a visita, o presidente da fundação santista teve acesso à reprodução de uma ata para a constituição da Misericórdia do Porto assinada por Nuno Rodrigues, avô de Braz Cubas, entre outras pessoas.
Colonização
Portuense nascido em 1507, Braz Cubas, navegador e explorador, veio com Martim Afonso de Souza em 1532 para dar início ao processo de colonização do Brasil e com a missão de fundar vilas e formar povoados no litoral de São Paulo.
Cubas recebeu as terras definidas como a cidade de Santos. Iniciou o povoamento deste lugar nas proximidades de um pequeno morro conhecido hoje como Outeiro de Santa Catarina, em virtude de uma capela construída na base deste morro com esse nome. O espaço urbano onde Braz Cubas iniciou o povoamento é conhecido como Centro Histórico.
Ocupação
Ao iniciar a ocupação do lugar, além de construir a Capela de Santa Catarina, Braz Cubas ergueu um pelourinho onde eram fixados os editais, as leis e as normas que os moradores deviam seguir, transferiu o porto do lugar que conhecemos como Ponta da Praia para a região onde se formava o povoado, criou também o Engenho dos Erasmos ainda na década de 1530, do qual ainda existem ruínas e referências de sua existência, na Zona Noroeste. Em 1543, funda a Santa Casa de Misericórdia de Todos os Santos.
Em 1546, Braz Cubas assina um documento chamado Foral de Vila, que eleva o povoado à categoria de Vila, que passa a ser cidade em 26 de Janeiro de 1839.
Filho de João Pires Cubas e Isabel Nunes, teve quatro irmãos: Catarina, Antonio, Francisco e Gonçalo Cubas, que também vieram na expedição colonizadora de Martim Afonso de Souza. Braz Cubas faleceu em março de 1592, em sua cidade natal.
Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros itens dos ODS.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…