Notícias
São Paulo e Coimbra formalizam Pólo Europeu do Museu da Língua Portuguesa
O Museu da Língua Portuguesa de São Paulo vai ter um Pólo Europeu em Coimbra. O protocolo de cooperação foi formalizado no último dia 07 pelo presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, o secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, e o secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, João Alegria.
“Estimar a diversidade da língua portuguesa, celebrá-la como elemento fundamental e fundador da cultura e aproximá-la dos falantes do idioma em todo o mundo é desiderato que, para a Câmara Municipal de Coimbra, representa um passo fundamental na afirmação de Coimbra como cidade do conhecimento e da cultura”, referiu José Manuel Silva, presente no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na sessão que decorreu em formato híbrido.
Na programação do Dia Mundial da Língua Portuguesa, o governador de SP, Rodrigo Garcia inaugurou no Museu da Língua Portuguesa a Instalação O Conto da Ilha Desconhecida, em homenagem ao escritor português José Saramago, e também assinalou a assinatura deste protocolo.
“Estamos celebrando a Semana da Língua Portuguesa com duas importantes iniciativas. Por meio de um protocolo de intenção assinado hoje vamos estabelecer um novo Polo do Museu da Língua Portuguesa para a comunidade europeia lá em Portugal, na cidade de Coimbra. E estamos celebrando, com a exposição de José Saramago, grande escritor da língua portuguesa, prêmio Nobel, e que nos inspira com a sua literatura instigante e questionadora”, afirmou Rodrigo.
Na sessão virtual com Coimbra, Sérgio Sá Leitão destacou que “o Museu da Língua Portuguesa não é apenas de São Paulo ou do Brasil, é de todo o mundo lusófono”. “Este acordo é o primeiro passo para a real e definitiva internacionalização da instituição, do seu conteúdo e da sua programação. Penso que, assim, iremos contribuir para uma valorização ainda maior do principal patrimônio cultural da lusofonia, a língua portuguesa”, sublinhou o secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
O secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, João Alegria, que também participou de forma virtual, salientou que “com essa parceria, teremos a oportunidade de ampliar ainda mais as vivências em língua portuguesa em um espaço como o Museu, onde todos os que falam português se encontram e se reconhecem na sua diversidade”.
Um dos objetivos é que o Polo Europeu do Museu da Língua Portuguesa compartilhe propostas de novos conteúdos com a instituição do Governo de São Paulo.
Além de “valorizar a diversidade da língua portuguesa, celebrá-la como elemento fundamental e fundador da cultura e aproximá-la dos falantes do idioma em todo o mundo”, e segundo a Câmara, “representa um passo fundamental na afirmação de Coimbra como cidade do conhecimento e da cultura”, de acordo com o protocolo agora formalizado. O projeto foi iniciado pelo Grupo de Trabalho no âmbito da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027.
O protocolo estabelece que a secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo se compromete a disponibilizar, dentro das suas possibilidades, o conteúdo do Museu da Língua Portuguesa, que esteja com direitos de autor disponíveis para uso em circuito internacional, para ser utilizado no Pólo Europeu do Museu da Língua Portuguesa.
A Fundação Roberto Marinho deve compartilhar o seu conhecimento técnico e know-how para colaborar nos estudos com vista à definição do modelo deste Pólo Europeu, a partir da sua experiência na implantação do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, nas diversas vertentes do projeto (arquitetura, museografia, curadoria, tecnologia, acessibilidade, educativo, comunicação, entre outras). A Fundação vai também divulgar esta iniciativa no seu canal de televisão – Canal Futura -, bem como compartilhar conhecimento técnico para formação de alianças com canais de televisão e outras iniciativas de comunicação com países de Língua Portuguesa.
Já o Município de Coimbra vai promover ações adequadas à prossecução dos objetivos propostos no protocolo, especialmente as relacionadas com o desenvolvimento e planejamento dos recursos necessários e à gestão do Pólo Europeu do Museu da Língua Portuguesa na cidade.
O presidente da Câmara José Manuel Silva também salientou que com a assinatura em Coimbra, no passado dia 21 de abril, do protocolo de cooperação internacional para comemorações oficiais do bicentenário da independência do Brasil, com o Senado Federal do Brasil, a Universidade de Coimbra e a Associação Portugal Brasil 200 anos (Apbra), relativo às ações do projeto internacional multidisciplinar “200 anos, 200 livros”, a cooperação bilateral ganha “uma dimensão mais ágil e reforçada”.
No Museu em São Paulo
Já em São Paulo, a Instalação O Conto da Ilha Desconhecida – aberta pelo governador e na presença do presidente da Assembleia da República de Portugal, Augusto Santos Silva – consiste em uma barca inflável, livremente inspirada na história do livro infantojuvenil de mesmo nome. O público poderá visitar gratuitamente a ocupação até 24 de julho, no Saguão B.
Todo o ambiente foi construído e desenvolvido pela companhia teatral Pia Fraus, que tem uma trajetória reconhecida de performances para o público infantil. Durante todo o período de exposição, será promovida uma série de oficinas e atividades, dialogando com a barca cênica e as temáticas abordadas no livro homenageado e outras obras de Saramago.
O projeto tem como foco as crianças e jovens, que não são considerados leitores assíduos da obra de Saramago, único autor em língua portuguesa a ganhar o Nobel de Literatura. Ele é responsável por clássicos como A Caverna e O Evangelho Segundo Jesus Cristo. A proposta é proporcionar uma experiência cenográfica imersiva, que poderá ser usufruída de forma lúdica pelo público, principalmente as crianças.
A Instalação O Conto da Ilha Desconhecida é uma parceria do Museu da Língua Portuguesa com a Companhia das Letras, editora de Saramago no Brasil, e a Fundação Saramago em Lisboa, que apoia as ações do centenário do autor em todo o mundo.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…