Notícias

You are here:

São Paulo e Coimbra formalizam Pólo Europeu do Museu da Língua Portuguesa

O Museu da Língua Portuguesa de São Paulo vai ter um Pólo Europeu em Coimbra. O protocolo de cooperação foi formalizado no último dia 07 pelo presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, o secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, e o secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, João Alegria.

“Estimar a diversidade da língua portuguesa, celebrá-la como elemento fundamental e fundador da cultura e aproximá-la dos falantes do idioma em todo o mundo é desiderato que, para a Câmara Municipal de Coimbra, representa um passo fundamental na afirmação de Coimbra como cidade do conhecimento e da cultura”, referiu José Manuel Silva, presente no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na sessão que decorreu em formato híbrido.

Na programação do Dia Mundial da Língua Portuguesa, o governador de SP, Rodrigo Garcia inaugurou no Museu da Língua Portuguesa a Instalação O Conto da Ilha Desconhecida, em homenagem ao escritor português José Saramago, e também assinalou a assinatura deste protocolo.

“Estamos celebrando a Semana da Língua Portuguesa com duas importantes iniciativas. Por meio de um protocolo de intenção assinado hoje vamos estabelecer um novo Polo do Museu da Língua Portuguesa para a comunidade europeia lá em Portugal, na cidade de Coimbra. E estamos celebrando, com a exposição de José Saramago, grande escritor da língua portuguesa, prêmio Nobel, e que nos inspira com a sua literatura instigante e questionadora”, afirmou Rodrigo.

Na sessão virtual com Coimbra, Sérgio Sá Leitão destacou que “o Museu da Língua Portuguesa não é apenas de São Paulo ou do Brasil, é de todo o mundo lusófono”. “Este acordo é o primeiro passo para a real e definitiva internacionalização da instituição, do seu conteúdo e da sua programação. Penso que, assim, iremos contribuir para uma valorização ainda maior do principal patrimônio cultural da lusofonia, a língua portuguesa”, sublinhou o secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

O secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, João Alegria, que também participou de forma virtual, salientou que “com essa parceria, teremos a oportunidade de ampliar ainda mais as vivências em língua portuguesa em um espaço como o Museu, onde todos os que falam português se encontram e se reconhecem na sua diversidade”.

Um dos objetivos é que o Polo Europeu do Museu da Língua Portuguesa compartilhe propostas de novos conteúdos com a instituição do Governo de São Paulo.

Além de “valorizar a diversidade da língua portuguesa, celebrá-la como elemento fundamental e fundador da cultura e aproximá-la dos falantes do idioma em todo o mundo”, e segundo a Câmara, “representa um passo fundamental na afirmação de Coimbra como cidade do conhecimento e da cultura”, de acordo com o protocolo agora formalizado. O projeto foi iniciado pelo Grupo de Trabalho no âmbito da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027.

O protocolo estabelece que a secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo se compromete a disponibilizar, dentro das suas possibilidades, o conteúdo do Museu da Língua Portuguesa, que esteja com direitos de autor disponíveis para uso em circuito internacional, para ser utilizado no Pólo Europeu do Museu da Língua Portuguesa.

A Fundação Roberto Marinho deve compartilhar o seu conhecimento técnico e know-how para colaborar nos estudos com vista à definição do modelo deste Pólo Europeu, a partir da sua experiência na implantação do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, nas diversas vertentes do projeto (arquitetura, museografia, curadoria, tecnologia, acessibilidade, educativo, comunicação, entre outras). A Fundação vai também divulgar esta iniciativa no seu canal de televisão – Canal Futura -, bem como compartilhar conhecimento técnico para formação de alianças com canais de televisão e outras iniciativas de comunicação com países de Língua Portuguesa.

Já o Município de Coimbra vai promover ações adequadas à prossecução dos objetivos propostos no protocolo, especialmente as relacionadas com o desenvolvimento e planejamento dos recursos necessários e à gestão do Pólo Europeu do Museu da Língua Portuguesa na cidade.

O presidente da Câmara José Manuel Silva também salientou que com a assinatura em Coimbra, no passado dia 21 de abril, do protocolo de cooperação internacional para comemorações oficiais do bicentenário da independência do Brasil, com o Senado Federal do Brasil, a Universidade de Coimbra e a Associação Portugal Brasil 200 anos (Apbra), relativo às ações do projeto internacional multidisciplinar “200 anos, 200 livros”, a cooperação bilateral ganha “uma dimensão mais ágil e reforçada”.

No Museu em São Paulo

Já em São Paulo, a Instalação O Conto da Ilha Desconhecida – aberta pelo governador e na presença do presidente da Assembleia da República de Portugal, Augusto Santos Silva – consiste em uma barca inflável, livremente inspirada na história do livro infantojuvenil de mesmo nome. O público poderá visitar gratuitamente a ocupação até 24 de julho, no Saguão B.

Todo o ambiente foi construído e desenvolvido pela companhia teatral Pia Fraus, que tem uma trajetória reconhecida de performances para o público infantil. Durante todo o período de exposição, será promovida uma série de oficinas e atividades, dialogando com a barca cênica e as temáticas abordadas no livro homenageado e outras obras de Saramago.

O projeto tem como foco as crianças e jovens, que não são considerados leitores assíduos da obra de Saramago, único autor em língua portuguesa a ganhar o Nobel de Literatura. Ele é responsável por clássicos como A Caverna e O Evangelho Segundo Jesus Cristo. A proposta é proporcionar uma experiência cenográfica imersiva, que poderá ser usufruída de forma lúdica pelo público, principalmente as crianças.

A Instalação O Conto da Ilha Desconhecida é uma parceria do Museu da Língua Portuguesa com a Companhia das Letras, editora de Saramago no Brasil, e a Fundação Saramago em Lisboa, que apoia as ações do centenário do autor em todo o mundo.

Fonte: Mundo Lusíada

Notícias Relacionadas