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São Paulo, Rio e Brasília lideram buscas de estrangeiros para julho no Brasil
São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF) são os destinos nacionais mais procurados por turistas de Lisboa (Portugal), Buenos Aires (Argentina) e Londres (Reino Unido) durante as férias de julho no Brasil.
O dado consta de um estudo realizado pela empresa Decolar, que analisou as tendências de viagens de estrangeiros no período para o país neste ano.
Segundo o levantamento da companhia, completam o ranking, por ordem crescente, as cidades de Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Curitiba (PR), Recife (PE) e Fortaleza (CE). Já a lista dos principais emissores de turistas ao Brasil em julho inclui, ainda, Porto (Portugal) e Nova Iorque (Estados Unidos).
A pesquisa da Decolar se baseia na procura por passagens aéreas às localidades brasileiras verificada tanto no site quanto no app da empresa, com check-ins marcados entre os dias 1º e 31 de julho.
De janeiro a abril de 2022, conforme o Sistema de Tráfego Internacional (STI) da Polícia Federal, mais de 962 mil estrangeiros ingressaram no Brasil com visto de turista. O balanço supera em 60% o número registrado ao longo de todo o ano de 2021, quando houve a chegada de 596,7 mil visitantes internacionais ao país.
Mato-Grosso
A imensidão do Pantanal, o mais importante ponto turístico do estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, é um prato cheio para produções audiovisuais de encher os olhos. A nova versão da novela homônima, exibida anteriormente nos anos 90 e agora revisitada pela Rede Globo, aguça a curiosidade do brasileiro sobre a região e também aumenta as oportunidades de negócio para o setor de turismo local.
Em um levantamento realizado pelo buscador de viagens KAYAK, um dos principais mecanismos de pesquisa de viagens, a procura por passagens aéreas de viajantes saindo de Curitiba com destino ao aeroporto de Cuiabá, uma das portas de entrara para o Pantanal, subiu 30% desde o começo da transmissão da novela até o final de maio de 2022. Desde Porto Alegre, a busca pela capital mato-grossense teve um aumento de 23% na procura por passagens aéreas para o aeroporto Marechal Rondon.
A pesquisa foi feita na base de dados do KAYAK buscando por voos de ida e volta saindo de todos os aeroportos do Brasil com destino ao aeroporto de Cuiabá. O comparativo para a variação de buscas foi feito entre 27/02/2022 e 27/03/2022 versus 27/04/2022 e 27/05/2022.
“A teledramaturgia brasileira tem um importante papel no turismo, tanto nacional como internacional. Não é a primeira vez que observamos como a repercussão de uma novela pode afetar o turismo local de uma região” diz country manager do KAYAK, Gustavo Vedovato.
Também nos voos houve um aumento. Principal base de operações da aérea Azul na região Centro-Oeste, Cuiabá (MT) conta com novidades na oferta de voos desde o dia 1º de julho, com ligações diretas para destinos turísticos no Norte e Nordeste do País. No próximo mês, a capital mato-grossense ganhará voos diretos para Belém (PA), Fortaleza (CE), Natal (RN) e Porto Seguro (BA).
Com estas novas operações, a Azul cresce em 12% a sua malha em Cuiabá, com uma média de 27 operações diárias no Aeroporto Internacional Marechal Rondon. A partir de julho, além dos quatro novos destinos, as cidades de Alta Floresta (MT), Aripuanã (MT), Barra do Garças (MT), Brasília (DF), Vilhena (RO), Campo Grande (MS), Belo Horizonte (Confins), Curitiba (PR), Água Boa (MT), São Paulo (Guarulhos), Goiânia (GO), Juína (MT), Ji-Paraná (RO), Maceió (AL), Cacoal (RO), Sinop (MT), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio de Janeiro (Santos Dumont), Sorriso (MT) e Campinas (Viracopos), sendo esta última o principal hub de conectividade da companhia aérea.
“Cuiabá é a nossa principal base de operações na região do centro-oeste, por essa razão pensamos em uma estratégia para fomentar o turismo na cidade. A partir de julho e com esse investimento em malha que estamos realizando em Cuiabá, passamos a conectar nossos Clientes do Centro-Oeste com mais de 150 destinos nacionais e internacionais. Agora, com a volta do serviço de bordo, nossa experiência está ainda mais completa”, destaca Vitor Silva, gerente de planejamento de malha da Azul.
Fonte: Mundo Lusíada
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