Notícias
Seminário aborda Língua Portuguesa na Educação, Literatura e Comunicação em SP
São Paulo será palco, de 8 a 10 de novembro, no Centro de Formação e Pesquisa do SESC, a 6.ª edição do seminário “A língua portuguesa na educação, na literatura e na comunicação”, tendo como tema a “Língua Portuguesa sem fronteiras”.
Organizado pela Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa (CPCLP), iniciativa da Câmara Brasileira do Livro (CBL), participarão no Seminário especialistas em língua portuguesa do Brasil, de Portugal, dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e de representantes do ensino do português na América Latina.
“Serão debatidos diferentes ângulos da língua portuguesa: como instrumento e motivo de acolhimento; como ferramenta em ações no exterior no âmbito da literatura, por exemplo; como oportunidade de desenvolvimento da escrita profissional em escolas públicas; como movimento de expansão no mundo globalizado, através do ensino na América Latina; bem como por formas diversificadas de expressão cultural na relação das artes com o fazer literário”, referem os organizadores.
Com apoio do Camões – Centro Cultural Português em Brasília, a escritora portuguesa Patrícia Portela protagoniza a mesa de abertura do seminário, traçando um panorama sobre a maneira como diferentes formas de expressão cultural se interrelacionam com a literatura. A escritora Djamila Ribeiro, vencedora do Prémio Jabuti, encerrará o Seminário com uma conversa sobre a língua portuguesa enquanto ferramenta de inclusão e pertencimento.
Outro destaque na programação para este ano é a mesa “Instituto Guimarães Rosa – Ações do Instituto para a promoção da Língua Fora do Brasil”, a que se seguirá uma conversa sobre “Experiências Indígenas e seus Falantes”, no quadro da celebração do início da “Década Internacional das Línguas Indígenas”, instituída pela Assembleia Geral da ONU.
“O Seminário é uma oportunidade única para discutir e compartilhar pontos de vista sobre nossa tão complexa e rica língua portuguesa”, afirma Vitor Tavares, presidente da CBL. “É incrível poder chegar a mais uma edição debatendo temas tão relevantes para a atualidade, além de promover encontros entre profissionais da língua portuguesa tão conceituados em suas próprias áreas”, concluiu.
A CPCLP foi criada pela CBL e tem como objetivo aproximar o setor editorial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e apoiar a difusão da língua portuguesa no mundo e foca o seu trabalho na conscientização da importância da língua portuguesa e no incentivo à distribuição de livros em português.
Formada por editores, acadêmicos e especialistas no tema, o grupo tem como uma das suas frentes de trabalho, o mapeamento de instituições que ensinam, difundem, ou que tenham interesse na língua portuguesa para a realização de parcerias e convênios.
Mais informações e programa sobre o Seminário no site aqui.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…