Notícias

You are here:

Seminário “Construir o desenvolvimento económico a partir do interior: A atração e a fixação de talento”

A Universidade de Évora e a Fundação António Pargana organizam, no próximo dia 28, uma conferência dedicada ao tema “Construir o desenvolvimento económico a partir do interior: A atração e a fixação de talento”.

 

O evento, que contará com a presença do Ministro da Economia, Pedro Reis, irá juntar responsáveis de entidades públicas e privadas, empresários e docentes para debater as formas de reter talento jovem no interior do país, em particular no Alentejo, contribuindo, assim, para o crescimento económico regional e nacional.

 

No final da conferência será assinado um protocolo de cooperação entre a Universidade de Évora e a Fundação António Pargana que visa o desenvolvimento de ações de formação que potenciem um maior conhecimento do Portugal contemporâneo e reforçar, por essa via, a ligação entre Portugal e os estudantes da diáspora.

 

A conferência terá lugar na próxima sexta-feira, dia 28, pelas 10h na Sala dos Docentes do Colégio do Espírito Santo, em Évora. 

 

Fundação António Pargana

Constituída em Outubro de 2023 e a aguardar reconhecimento da Presidência do Conselho de Ministros, a Fundação António Pargana pretende contribuir para o fortalecimento dos laços entre Portugal e a Diáspora, em particular com o universo estudantil com ligação hereditária ou afetiva ao país.

O objetivo principal da sua atuação é o de reforçar a ligação entre Portugal e a Diáspora através de um maior conhecimento mútuo. Destinatários diretos da ação da Fundação AP, os lusos descendentes e luso falantes terão a possibilidade de criar ligações distintas com a realidade do Portugal Contemporâneo, através de programas disponibilizados pelas Universidades parceiras da FAP. 

Estes programas, organizados com o apoio de instituições públicas e privadas, empresas e outras entidades que se queiram associar a esta missão, deverão constituir uma valência acrescida para os jovens que os frequentem e que, através de um contacto direto com o tecido empresarial, instituições culturais, políticas e outras, criem ou reforcem a sua ligação a Portugal.

 

Notícias Relacionadas