Notícias
Senado Federal prepara extensa programação para comemorar seus 200 anos
O Senado Federal realiza neste ano uma série de eventos legislativos e culturais para comemorar os 200 anos de sua criação. Estão confirmados o espetáculo com o maestro João Carlos Martins e o seminário internacional Democracia e Novas Tecnologias: desafios da era digital, além da distribuição de material didático em todo o país e a realização de exposições interativas.
No dia 5 de março, serão entregues medalhas comemorativas com caráter numismático a autoridades e personalidades de destaque, em agradecimento e reconhecimento ao apoio às atividades legislativas e políticas realizadas no âmbito do Senado. As medalhas terão como tema principal “As Casas do Senado” e serão cunhadas em três diferentes tipos de materiais nobres: prata dourada (vermeil), prata e bronze.
No dia 25 de março, será realizada sessão especial, com a presença de autoridades dos três Poderes e representações estrangeiras. No mesmo dia, será lançado selo comemorativo em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
A programação, planejada pela Comissão Curadora das comemorações do bicentenário — presidida pelo primeiro-secretário, senador Rogério Carvalho (PT-SE) —, inclui o lançamento do Almanaque da Cidadania, produzido pelo cartunista Maurício de Souza, e a estreia de conteúdos especiais nos veículos de comunicação da Casa e nos perfis do Senado nas redes sociais.
Espetáculo musical
O maestro João Carlos Martins é a principal atração do espetáculo Senado 200 Anos: uma jornada histórica rumo ao futuro. O espetáculo destaca o valor da arte nacional neste momento da história do Parlamento. João Carlos Martins estará acompanhado pela Orquestra Bachiana Jovem Sesi-SP e por outros artistas convidados.
O evento, marcado para o dia 25 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, terá entrada gratuita e contará com a parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc). Os ingressos podem ser retirados por meio de plataforma eletrônica.
A diversidade cultural do Brasil estará presente no espetáculo. É o que garante o maestro, que aponta a arte e a cultura como instrumentos para a conscientização da importância da democracia.
“O roteiro está sendo elaborado há meses. E certamente é um roteiro para marcar, não os 200 anos do Senado, mas para marcar a história do Senado brasileiro. Como sensibilizar para o que o Senado representa? A importância do debate, a importância do pluralismo, a importância da democracia? É possível que um concerto, um grande evento, traga as pessoas mais perto desses valores? Evidentemente”.
Sob a regência do maestro, a Orquestra Bachiana Jovem Sesi-SP executará obras que representam o Brasil, com participações em momentos especiais dos solistas Juliana Taino, Jean William e Raquel Paulin.
João Carlos Martins destaca o repertório sinfônico, com a abertura do “Guarani”, uma obra que “ficou no ouvido de todos os brasileiros durante décadas e décadas na abertura da Voz do Brasil”, lembra. “Trenzinho do caipira” e o Prelúdio das “Bachianas brasileiras n. 4”, de Villa-Lobos, compõem o roteiro que ainda inclui obras de Chiquinha Gonzaga, Dorival Caymmi, Zequinha de Abreu, Luiz Gonzaga, Tom Jobim, Chico Buarque e Rita Lee.
Desafios da era digital
Os impactos da digitalização sobre a sociedade estarão em discussão no seminário internacional Democracia e Novas Tecnologias: desafios da era digital, de 25 a 27 de março.
Com o objetivo de debater as transformações sociais, em decorrência do uso disseminado de novas tecnologias digitais, o Senado reunirá importantes estudiosos do assunto, do Brasil e de outros países, entre eles o sociólogo e professor espanhol Manuel Castells.
Publicações
O Conselho Editorial (Cedit) e a Secretaria de Editoração e Publicações do Senado Federal (Segraf) vão lançar publicações e republicar obras importantes. Um dos destaques é o Almanaque da Cidadania, publicação em quadrinhos do estúdio Maurício de Sousa, que reunirá noções sobre a Constituição Federal e contará a história da Casa, mostrando sua importância e papel central na construção da cidadania brasileira desde a criação do Senado.
Entre as publicações, está a nova edição da Coleção Constituições Brasileiras, escrita por consultores legislativos, que analisa as sete constituições do país aos olhos do corpo técnico do Senado. A Coleção em Miúdos, voltada para o público infantil, incluirá mais dois títulos, trazendo personagens da história do Senado e grandes debates que ocorreram na Casa. Outra obra a ser lançada é o livro Senadoras: dados biográficos, reunindo as biografias de todas as senadoras.
O Senado distribuirá material didático para alunos do 5° ano do ensino fundamental de escolas públicas de todo o país. Ainda está previsto o lançamento de uma biblioteca legislativa em áudio com 12 títulos, além de sorteio de obras sobre o Legislativo brasileiro pela Livraria do Senado.
O Cedit organizou a publicação do livro Constituições Brasileiras e Políticas Públicas, em três volumes, com a análise da evolução dos direitos do cidadão brasileiro ao longo de todas as constituições, desde a de 1824, com uma série de oito podcasts. Além disso, uma publicação reunirá teses de doutoramento que abordam a importância do Poder Legislativo e os 200 anos do Senado. E a Revista de Informação Legislativa, a mais antiga em publicação ininterrupta na sua área, terá uma edição especial com artigos abordando o bicentenário.
A participação da Casa nas feiras de livro em vários estados brasileiros também vai refletir as comemorações do bicentenário.
Exposições
Palácio Monroe: um legado de democracia é o nome da exposição que resgata o valor histórico do Plenarinho, conjunto de peças do mobiliário histórico do Senado, que foi revitalizado. A mostra, que será aberta no dia 19 de março, ainda receberá vitrines, painéis e displays, com o objetivo de valorizar a memória da última sede do Senado no Rio de Janeiro antes da mudança para Brasília.
As sedes do Senado — o Palácio Conde dos Arcos e o Palácio Monroe, no passado — e o Palácio do Congresso Nacional, são o objeto da mostra fotográfica digital que a Agência Senado lançará no dia 5 de setembro.
A partir de 10 de setembro, no Salão Negro, a exposição Senado 200 Anos: conectando passado e futuro vai destacar a história do Senado e estimular a conscientização e a valorização cultural, com painéis e telas interativas, infográficos, animações e recursos audiovisuais.
O Túnel do Tempo, que liga o Salão Azul ao Anexo II do Senado, está passando por uma reformulação e, em novembro, será possível conferir os novos conteúdos, com uma apresentação mais moderna e interativa de informações sobre o Senado, sua composição e atuação política e legislativa.
Outra exposição mostrará o registro de tramitação de matérias legislativas e sua transformação histórica, do processo manuscrito até o digital.
Visitação
O programa de visitação às instalações do Senado Federal estará centrado nas comemorações dos 200 anos. Durante todo o ano, haverá visitação dramatizada, com intervenção artística de personagens marcantes da história do Senado Federal, como Rui Barbosa, Princesa Isabel, Abdias do Nascimento, Eunice Michiles e Juscelino Kubitschek. Os visitantes ainda terão oportunidade de vivenciar experiências imersivas de realidade virtual.
Jovem Senador
Os 200 anos do Senado e os Desafios para o Futuro da Democracia são o tema de redação da edição deste ano do Programa Jovem Senador. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 30 de abril.
O programa é direcionado a estudantes de escolas públicas estaduais de ensino médio de todo o país. A iniciativa seleciona 27 alunos, um de cada estado e do Distrito Federal, para passarem uma semana em Brasília, de 5 a 9 de agosto, explorando e vivenciando o trabalho dos parlamentares no Senado.
Para a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, os eventos programados possibilitarão ampliar o conhecimento sobre a função do Senado e principalmente fazer com que a democracia seja debatida e comemorada.
“O objetivo não é apenas comemorar, é transformar o bicentenário do Senado Federal numa oportunidade de fortalecer a cidadania e de valorização da democracia em nosso país” explicou à Agência Senado.
Transmissão
A TV Senado, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), vai transmitir a apresentação musical ao vivo por sinal aberto e pelo YouTube para todo o Brasil. O canal SESC Brasil no YouTube e o canal do SescTV também transmitirão o evento.
Também dentro da comemoração, a história do Brasil no período do Império é contada em série especial, que estreou no sábado (24), na TV Senado. A obra retrata fatos que aconteceram desde a chegada da família real portuguesa, em 1808, até o retorno de Dom Pedro I a Portugal, em 1831.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…