Notícias
Setúbal assinala 269 anos do nascimento de Luísa Todi

Além da tradicional deposição de ramos de flores no monumento na avenida a que dá o nome, que terá lugar às 09:00 do próximo domingo, a celebração de mais um aniversário do nascimento da cantora lírica setubalense inclui também a mostra documental “Comemorar Luísa Todi”, na Biblioteca Municipal, que estará patente de 10 a 28 de janeiro.
Segundo uma nota de imprensa da Câmara de Setúbal, a exposição, com inauguração prevista para as 14:00 do dia 10 de janeiro, inclui “documentos diversos, como livros e publicações, além de fotografias relacionadas com Luísa Todi pertencentes ao espólio do Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro”.
Nascida em 09 de janeiro de 1753 em Setúbal, na atual Rua da Brasileira, no Bairro do Troino, Luísa Rosa de Aguiar adotou o apelido do marido, o compositor e primeiro-violinista napolitano Francesco Saverio Todi.
Em 1768, Luísa Todi começou a sua carreira como atriz de comédia no “Tartufo”, de Molière, tendo-se dedicado ao canto lírico após o casamento com Francesco Todi.
A cantora lírica setubalense, que cantava em francês, inglês, italiano e alemão, foi protagonista de uma carreira internacional riquíssima que a levou a atuar nos principais palcos europeus e a ser disputada pelas cortes espanhola, francesa, prussiana e russa.
Luísa Rosa de Aguiar Todi morreu em Lisboa em 01 de outubro de 1833, com 80 anos.
Fonte: Noticias ao Minuto
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Dia da Comunidade Luso-Brasileira
Em 22 de abril celebra-se o Dia da Comunidade Luso-Brasileira,…
Revolução dos Cravos: quando Portugal escolheu a liberdade
No dia 25 de abril de 1974, Portugal amanheceu diferente.…
Casa de Portugal inaugura busto em homenagem a António dos Ramos
Em uma noite marcada por emoção, gratidão e memórias, a…
Ciclo de “Conversas sobre abril”, sob a temática “Encontro com Natércia Salgueiro Maia”
Por motivo das comemorações dos 51 anos da Revolução dos…
Amanhã: novo episódio do podcast da Câmara!
A Câmara Portuguesa de São Paulo agora tem um podcast!…
Descubra o novo marco da arte e da sustentabilidade [Casa de Portugal]
A Casa de Portugal e a Câmara Portuguesa de São…
Museu da Língua Portuguesa (São Paulo) e Casa da América Latina (Lisboa) promovem II Diálogos Culturais Luso-Brasileiros com a participação das Ministras da Cultura do Brasil e de Portugal
Fortalecer a diplomacia cultural entre Brasil e Portugal, a fim…
Portugal e Brasil assinam acordos de cooperação nas áreas dos museus, língua e artes
Durante a Cimeira Brasil-Portugal são assinados “três acordos de cooperação”…
Portuguesa define novo estádio para jogar durante reforma do Canindé
A Portuguesa anunciou na tarde desta segunda-feira (20) o novo…
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…