Notícias
Teatrão de Coimbra prepara Festival de Teatro Brasileiro em Portugal
O Teatrão, de Coimbra, anunciou nesta quinta-feira que está a preparar, com outros teatros do país, um Festival de Teatro Brasileiro a realizar em Portugal em setembro e outubro, a pretexto da comemoração do bicentenário da declaração da independência do Brasil.
“Esta mostra em 2022 está alicerçada em duas datas muito inspiradoras, para recolocar a discussão em torno das relações, nomeadamente culturais, dos dois países [Portugal e Brasil]”, referiu a diretora de O Teatrão, Isabel Craveiro.
A Mostra São Palco – Festival de Teatro Brasileiro em Portugal, da qual O Teatrão, residente na Oficina Municipal do Teatro, em Coimbra, é organizador, em parceria com teatros de outros pontos do país, vai decorrer em Portugal nos próximos meses de setembro e outubro.
Durante uma conferência de imprensa de apresentação deste evento, hoje, de manhã, a diretora de O Teatrão informou que o Teatro Académico de Gil Vicente, o Convento São Francisco (Coimbra), o Teatro-Cine Torres Vedras, o Teatro Sá da Bandeira (Santarém), o CineTeatro Louletano (Loulé), o Teatro Aveirense (Aveiro), o Teatro Oficina (Guimarães) e o Coliseu do Porto AGEAS são os parceiros deste evento.
“Esta é a terceira edição da Mostra São Palco e vai abranger outros pontos do país. Tivemos duas edições desta mostra há muitos anos e faz muito sentido uma ponte com a criação teatral no Brasil”, destacou.
A Mostra São Palco 2022 concebida pelo Teatrão, tem curadoria de Jorge Figueira, que se juntou à conferência de imprensa de apresentação, via ‘Zoom’, para partilhar que esta terceira edição do evento é “uma espécie de recomeço”.
“Esperamos que o festival seja viável e que se realize de dois em dois anos. Esta data foi um pretexto para relançar o festival, que vai ter espetáculos que vão circular pelo país”, apontou.
Ao longo da sua intervenção, Jorge Figueira explicou que a grande preocupação do evento é mostrar facetas do Brasil, que nem sempre são mostradas em Portugal.
Para tal foram programados cinco espetáculos: “A Invenção do Nordeste”, inspirado no texto do historiador Durval Muniz de Albuquerque Júnior; Jacy, de Henrique Fontes, Iracema Macedo e Pablo Capistrano; Lugar Nenhum, de Sérgio de Carvalho; Gota d’ Água {Preta}, de Chico Buarque e Ledores no Breu, inspirado nas obras do poeta Zé da Luz, do ficcionista Guimarães Rosa e no pensamento e prática do educador Paulo Freire.
O programa inclui também várias atividades que gravitam em torno dos espetáculos, dos autores, dos criadores e dos coletivos teatrais.
No último trimestre de 2022 será realizada uma série de eventos, entre espetáculos, conversas, conferências, oficinas, em várias cidades.
A seleção dos eventos foi feita numa tentativa de articular várias narrativas sobre a história cultural de Portugal e Brasil.
Esta atividade é apoiada pela Itaú Cultural (Brasil), Direção Geral das Artes, Programa Garantir Cultura, Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, Programa Iberescena e Município de Coimbra.
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…