Notícias
Tradição ancestral dos vinhos de talha em destaque no Alentejo
A tradição ancestral dos vinhos de talha vai estar em destaque no Alentejo, durante este mês e em dezembro, com a realização de quatro eventos que vão permitir aos visitantes apreciar este ‘ex-líbris’ da região.
As iniciativas dedicadas ao vinho e ao vinho de talha vão decorrer nos concelhos de Borba (distrito de Évora) e de Cuba e Vidigueira (Beja) e o primeiro começa já na quarta-feira, divulgou hoje a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).
Segundo a CVRA, o “Alentejo continua a preservar o processo ancestral de vinificação em talha, tal como os romanos faziam há mais de dois mil anos”, e nos meses de novembro e dezembro é quando “tradicionalmente ocorre a abertura das talhas”.
“Portugal, mais precisamente o Alentejo, é um dos únicos lugares no mundo a manter a tradição da talha, tendo preservado até aos dias de hoje o processo de vinificação desenvolvido pelos romanos há mais de dois mil anos”, assinalou.
Este vinho, sublinhou a comissão vitivinícola, distingue-se “essencialmente pelo facto de fermentar de modo ancestral e espontâneo na talha, através do contacto com o barro, ao invés de em cubas, o que lhe confere características únicas”.
O primeiro dos quatro eventos é a Festa da Vinha e do Vinho, que se realiza em Borba, a partir de quarta-feira e até domingo, uma iniciativa que “cruza a gastronomia alentejana com a tradição milenar do vinho de talha”.
Com animação, artesanato, gastronomia e provas de vinho, este certame é organizado pela câmara municipal em conjunto com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a CVRA e a Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo.
Segue-se, no sábado, a partir das 14:00, a iniciativa “Amphora Wine Day”, na Herdade do Rocim, no concelho de Cuba, que convida os visitantes a recuarem “mais de dois mil anos e celebrar a tradição ancestral dos vinhos de talha”.
Este evento, que conta com o apoio da CVRA, reúne anualmente, desde 2018, “mais de mil curiosos pela tradição ancestral dos vinhos de talha” para celebrar a “prática milenar de vinificação e o São Martinho”.
A Adega Cooperativa Vidigueira, Cuba e Alvito está a promover o “Mês do Vinho”, que inclui, entre outros, o evento “Talha Doc”, marcado para 11 de dezembro, em Vidigueira, com uma conferência sobre a tradição da talha e uma mostra e prova de vinhos.
Ainda no concelho de Vidigueira, em Vila de Frades, realiza-se, entre 10 e 12 de dezembro, a edição deste ano da Vitifrades, também conhecida como “Festas Báquicas”, um evento de promoção do vinho de talha.
Com mais de 20 anos, este certame é organizado pela Vitifrades – Associação de Desenvolvimento Local.
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana foi criada em 1989 e é responsável pela proteção e defesa da Denominação de Origem Controlada (DOC) Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano.
A certificação e controlo da origem e qualidade e promoção e fomento da sustentabilidade também são competências da comissão.
O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal, de acordo com a CVRA.
Com uma área de vinha de 22,9 mil hectares, 30% do vinho produzido é exportado para cinco destinos principais: Brasil, Angola, Estados Unidos da América, Polônia e China.
- Publicado a
Notícias Relacionadas
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…
Feira do Livro do Porto abre com 130 ‘stands’ e centenas de atividades
A Feira do Livro do Porto, que abriu nesta sexta-feira…
Fadistas Jorge Fernando e Maria Emília se apresentam na Casa de Portugal São Paulo
No sábado, dia 24 de agosto, a Casa de Portugal…