Notícias
Turismo do Alentejo com indicadores “muito favoráveis” sobre ‘selo’ da UNESCO
O presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo considerou nesta segunda-feira que “são muito favoráveis” os indicadores para a classificação das Festas do Povo de Campo Maior (Portalegre) pela UNESCO.
“A expectativa é altamente positiva. A candidatura está muito bem feita”, argumentou à agência Lusa o responsável, Vítor Silva, explicando que a ERT contratou, para o efeito, “empresas especialistas no patrimônio” e na elaboração deste tipo de candidaturas.
Por isso, “todos os indicadores são muito favoráveis” para que a candidatura obtenha o ‘selo’ de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO): “A expectativa é que seja aprovada”, sublinhou.
Promovida pela Câmara e Associação das Festas do Povo de Campo Maior (AFPCM) e pela ERT do Alentejo e Ribatejo, a candidatura é apreciada, esta semana, pela UNESCO.
A 16.ª reunião do Comité do Património Mundial deste organismo internacional, que decorre desde hoje e até sábado, em Paris (França), tem em ‘carteira’ a análise de 55 candidaturas, uma delas a de Campo Maior.
Tradição secular e realizadas pela última vez em 2015, estas festas tradicionais, que só se realizam quando o povo quer, apresentam dezenas de ruas, sobretudo no centro histórico, decoradas com milhares de flores de papel, feitas voluntariamente pela população.
Promovidos pela AFCM, os festejos são reconhecidos internacionalmente pela sua originalidade e cariz popular, com os habitantes a prepararem a ornamentação das ruas durante meses a fio.
Esta tradição, identitária de Campo Maior, tem vindo a ser transmitida de geração em geração, oralmente e de forma informal, com os mais velhos a ensinarem aos mais novos os ‘segredos’ da elaboração das flores que ornamentam os espaços públicos da vila.
Para o presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo, caso a candidatura seja aprovada, a região vai beneficiar, ao receber este ‘selo’, sendo este “mais um motivo, mais uma âncora” para atrair turistas ao território.
Se as festividades desta vila alentejana obtiverem a distinção, este será o 6.º título da UNESCO entregue ao território do Alentejo e Ribatejo.
Como Patrimônio Mundial da Humanidade, estão classificados pela UNESCO o Centro Histórico de Évora e as Fortificações Abaluartadas de Elvas.
Já como Património Cultural Imaterial da Humanidade, a UNESCO distinguiu o Cante Alentejano e o Figurado de Barro de Estremoz, no Alentejo, assim como a Falcoaria de Salvaterra de Magos, no Ribatejo, enquanto o Fabrico de Chocalhos, baseado na tradição artesanal de Alcáçovas, em Viana do Alentejo (Évora), consta do Patrimônio Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente.
“A questão do patrimônio é muito importante para nós. O patrimônio é um fator identitário muito importante do território e não é por acaso que temos impulsionado a candidatura a patrimônio da humanidade de vários projetos”, frisou Vítor Silva.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…