Notícias
Universidade de Brasília recebe escritora portuguesa para aula inaugural
A escritora portuguesa Lídia Jorge profere a conferência “O feminismo é um humanismo”, como Aula Inaugural do semestre letivo do Instituto de Letras da UnB.
A conferência enquadra-se nas celebrações do mês de março – mês que tradicionalmente alberga ações acadêmicas, artísticas e culturais em torno de questões relacionadas aos direitos das mulheres e à causa feminista.
O Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos , e o Vice-Reitor da Universidade de Brasília, Prof. Dr. Enrique Huelva, participam na mesa de abertura desta sessão.
Lídia Jorge, autora de mais de 10 romances, para além de inúmeros contos e crônicas, foi laureada, somente no ano de 2023, com 5 prêmios literários, tendo recebido mais de 20 honrarias ao longo da sua carreira. A escritora, que permanece em atividade (seu último romance, Misericórdia, foi publicado em 2022), é um dos mais importantes nomes da ficção portuguesa do pós-25 de Abril.
A iniciativa resulta de uma ação conjunta das Cátedras Agostinho da Silva (UnB) e Lídia Jorge (UFG), ambas integrantes da rede de Cátedras Camões, realizada em parceria com a Embaixada de Portugal no Brasil e o Camões – CCP Brasília.
O evento acontece em 20 de março de 2024, às 10h30, no Auditório 1 do Instituto de Ciências Biológicas (IB) da Universidade de Brasília – Campus Darcy Ribeiro, Brasília, como Aula Inaugural do semestre letivo 1/2024 do Instituto de Letras da UnB.
Carlos Reis
Também a UnB recebe o prestigiado e premiado intelectual português Carlos Reis para a conferência “O romance como Revolução” como Aula Inaugural do semestre letivo do Póslit/UnB.
Referência internacional no campo dos estudos da narrativa e do romance de Língua Portuguesa, Professor Catedrático Emérito da Universidade de Coimbra, Carlos Reis discutirá um tema atualíssimo: as figurações e intermediações da Revolução na forma literária mais consumida no mundo, o romance.
Esta conferência marca o início das comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos (Portugal, 1974) no Instituto de Letras da Universidade de Brasília.
A iniciativa resulta de uma parceria da Cátedra Agostinho da Silva (UnB) com a Embaixada de Portugal no Brasil e o Camões – CCP Brasília.
O evento acontece em 21 de março, 19h00 – Auditório 1 do Instituto de Ciências Biológicas (IB) da Universidade de Brasília – Campus Darcy Ribeiro.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Portuguesa define novo estádio para jogar durante reforma do Canindé
A Portuguesa anunciou na tarde desta segunda-feira (20) o novo…
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…