Notícias
Universidade de Goiás firma cinco acordos com universidades de Portugal
Durante o XXXI Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), que ocorreu na Universidade de Coimbra, de 12 a 14 de julho, a reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Pereira de Lima, e a secretária de relações internacionais (SRI-UFG), Laís Forti Thomaz realizaram uma missão acadêmica em Portugal.
As responsáveis brasileiras fizeram visitas em Universidades de Lisboa e no Porto, além da anfitriã do encontro, Universidade de Coimbra (U. Coimbra). Como resultado desta missão, foram firmados cinco acordos com universidades portuguesas: ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Universidade Lusófona, Universidade de Maia, Instituto Politécnico do Porto e com a própria Universidade de Coimbra.
As representantes da UFG também visitaram o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC). Segundo Lais Thomaz, com o Instituto Politécnico do Porto há grande interesse em Inteligência Artificial (IA), destaque no portfólio da UFG.
Durante a viagem, a Universidade de Goiás também participou de duas reuniões paralelas. A primeira reuniu reitores de universidades portuguesas e brasileiras e a segunda reitores de universidades brasileiras e de países africanos.
“Foram ambas muito produtivas, onde a UFG teve um protagonismo importante, de fazer mobilidade, e também, pesquisas conjuntas com essas universidades”, afirmou a secretária de relações internacionais. A UFG possui atualmente 15 acordos vigentes com Universidades portuguesas e 8 com Moçambique.
Laís ressaltou a importância da participação da UFG no encontro da AULP, a rapidez da assinatura dos acordos, além da possibilidade de consolidação de novos tratados. A Universidade também teve a oportunidade de socializar, de forma inédita, com instituições de ensino superior de Angola e outras de Moçambique, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde.
“A UFG marca sua presença no mundo, sendo apta a colaborar e cooperar mais com esses países, descobrindo melhores técnicas de pesquisa e melhores soluções para problemas comuns” conta Lais. A UFG já possui 15 acordos vigentes com Portugal, sendo este o país com o qual a universidade tem mais parcerias e com Moçambique são 8 acordos.
No Porto
Já no início de julho, uma comitiva do governo brasileiro esteve no Politécnico do Porto, para assinatura de cooperação entre a Secretaria de Ensino Profissional e Tecnológico do Ministério da Educação do Brasil (SETEC/MEC) e o Politécnico do Porto, visando estratégias na área da Eficiência Energética, Energias Renováveis, Transição Energética e Smart Grids, mediada através do Grupo de Investigação em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e Desenvolvimento (GECAD), do Instituto Superior de Engenharia (ISEP), escola que também foi visitada pela comitiva.
Segundo o responsável secretário de Ensino Profissional e Tecnológico, Tomás Sant’Ana, a SETEC/MEC tem incentivado a instalação de alternativas de energias renováveis nos 677 campi dos Institutos Federais do Brasil através de um programa designado EnergIF.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…