Notícias
Universidade de Lisboa sobe para 200º no ranking das melhores do mundo
A Universidade de Lisboa subiu mais uma vez no ranking das melhores instituições de ensino, posicionando-se no 200º lugar a nível mundial, na 79º posição na Europa e no top 1.1% do Center for World University Rankings (CWUR) 2022.
A ULisboa mantém a liderança das instituições de ensino superior de Portugal listadas pelo ranking na edição deste ano. Esta distinção deve-se sobretudo ao desempenho no indicador da investigação científica, no qual subiu para a posição 168, mantendo-se no top 200 mundial.
Também a Universidade de Aveiro (UA) melhorou 16 posições, passando do lugar 603 para o 587, neste ranking mundial. Aparece ainda na listagem deste ano a Universidade do Porto (308), Universidade de Coimbra (413), Universidade Nova de Lisboa (518), Universidade do Minho (571), entre outras.
O CWUR é publicado desde 2012 e avalia quase 20 mil universidades para selecionar e publicar anualmente as melhores 2 000. Este ranking pretende medir a qualidade do ensino e investigação de universidades em todo o mundo com base em 4 indicadores.
O ranking avalia as instituições considerando a qualidade da educação, medida pelo número de ex-alunos que ganharam grandes distinções acadêmicas em relação ao tamanho da universidade (25%); empregabilidade de ex-alunos (25%); qualidade do corpo docente (10%) e o desempenho da pesquisa desenvolvida (40%).
Brasil bem posicionado
A Universidade de São Paulo subiu duas posições e está entre as 0,6% melhores universidades do mundo, segundo a edição 2022/2023 do ranking CWUR, a consultoria dos Emirados Árabes avaliou 19.788 instituições.
A USP foi classificada na 103ª posição e é a instituição mais bem classificada da Ibero-América. Entre as brasileiras, depois da USP, as mais bem colocadas são a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 346ª posição; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 361ª; e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em 419º lugar, e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (461) entre outras.
Nos quesitos avaliados, a USP obteve a melhor pontuação nos itens referentes ao desempenho na pesquisa, ficando na 83ª classificação, seguido pelo prestígio do corpo docente, em que a Universidade ficou na 138ª posição.
Os países mais fortemente representados no top 2000 do ranking CWUR 2022 continuam a ser os Estados Unidos (335), a China (299), o Japão (118), o Reino Unido (94) e a França (77).
As cinco primeiras posições são ocupadas pela Universidade de Harvard (1º lugar), Instituto de Tecnologia de Massachusetts (2º), Universidade de Stanford (3º), Universidade de Cambridge (4º) e Universidade de Oxford (5º).
A lista completa do ranking já foi publicada online no site do Center for World University Rankings (CWUR).
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Portuguesa define novo estádio para jogar durante reforma do Canindé
A Portuguesa anunciou na tarde desta segunda-feira (20) o novo…
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…