Notícias
Universidade do Amapá fecha acordo de intercâmbio com instituições portuguesas
A Universidade do Estado do Amapá – Ueap anunciou acordo de intercâmbio para acadêmicos de graduação com universidades portuguesas, no âmbito do programa de internacionalização. O anúncio foi feito com o embaixador de Portugal no Brasil, que esteve na instituição para proferir palestra sobre a internacionalização no ensino superior.
“Somente a Universidade do Porto possui mais de 100 convênios com universidades brasileiras”. A frase dita pelo embaixador Luis Faro Ramos revela o empenho da academia em fechar parcerias no sentido da internacionalização.
O evento, ocorrido na tarde do último sábado (23), reuniu a reitora da Ueap, Dra. Katia Paulino, representantes do governo do estado do Amapá, representantes do curso de Relações Internacionais da Unifap, da Embrapa, do vice-consulado português no Pará, além de estudantes da Ueap. Houve também a exposição de obras do artista visual J.Márcio.
O embaixador português Luis Faro participou, junto à reitora Kátia Paulino, de um encontro com a comunidade acadêmica com o objetivo de tirar dúvidas e explicar a importância da internacionalização, o estágio em que se encontram as tratativas da Ueap com universidades portuguesas, possibilidades de intercâmbio entre acadêmicos do Brasil e Portugal, além de um histórico recente da situação das duas academias.
A reitora Kátia Paulino afirmou que, em breve, a Universidade vai anunciar um edital exclusivo para estudantes da Ueap, contendo 2 vagas por cada curso de graduação, direcionado ao intercâmbio em universidades de Portugal.
Visita ao Amapá
O Embaixador de Portugal iniciou no dia 22 uma visita de trabalho ao estado do Amapá. Foi recebido no aeroporto pelo Governador em exercício e pela Vice-Cônsul com jurisdição no estado, Maria Fernanda Pinheiro.
Além de uma homenagem na Assembleia Legislativa em Macapá, Luis Ramos encontrou-se com prefeito, o Governador em exercício, e com um grupo de empresários da região. A visita prosseguiu com encontros com a comunidade portuguesa, que celebrou o V Encontro das Comunidades Portuguesas do Norte do Brasil.
No segundo dia da sua visita de trabalho, o embaixador de Portugal, acompanhado da vice cônsul com jurisdição no estado, visitou a fortaleza de São José de Macapá, o Marco zero da cidade, proferiu uma intervenção na universidade estadual de Amapá e confraternizou com elementos da comunidade.
A visita terminou em festa, com a presença em Mazagão Velho participando nas cerimônias das festividades de são Tiago, no dia 24. Mazagão conserva muitas tradições portuguesas e ainda é possível encontrar famílias de raiz portuguesa, como os Aires ou os Nunes. “Agradecemos às autoridades estaduais e locais todo o apoio à visita, e prometemos desde já estar presentes no VI Encontro das comunidades portuguesas no norte do Brasil, em 2023” divulgou a embaixada.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Portuguesa define novo estádio para jogar durante reforma do Canindé
A Portuguesa anunciou na tarde desta segunda-feira (20) o novo…
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…