Notícias
Universidade do Porto recebe primeira cátedra UNESCO para o estudo dos Oceanos
A Universidade do Porto acaba de ver aprovada a atribuição de uma cátedra da UNESCO dedicada à investigação e à literacia dos Oceanos, resultado de uma candidatura liderada por pesquisadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da U.Porto (CIIMAR-UP).
Com a atribuição da UNESCO Chair “Ocean Expert”, a U.Porto terá a responsabilidade de promover um sistema integrado de investigação, formação, informação e documentação sobre educação em ciências do Oceano, literacia dos Oceanos e economia sustentável dos recursos marinhos, que beneficie a colaboração entre os investigadores e docentes de universidades portuguesas e instituições da Europa, África, Ásia e Pacífico.
Incluída no University Twinning and Networking Programme (UNITWIN) da UNESCO, a cátedra “Ocean Expert” tem entre os seus objetivos o desenvolvimento de uma rede de cooperação com países do Hemisfério Sul, atuando como um ponto de ligação entre governos, empresas e organizações não governamentais para a área das Ciências dos Oceanos.
Segundo a universidade, o objetivo primordial desta cátedra será colmatar as falhas críticas na Ciência dos Oceanos, da sua governação e das práticas para enfrentar desafios na implementação das metas da Década das Ciências dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável, através de projetos de investigação inovadores e novas áreas de pesquisa.
Outro objetivo passa por envolver a sociedade civil, promovendo a sua educação e formação no domínio das Ciências dos Oceanos. Nesse sentido, será dada especial atenção aos grupos desfavorecidos a nível nacional e regional, privilegiando-se igualmente o recurso a plataformas de ensino à distância.
Gerações futuras
A cátedra “Ocean Expert” será coordenada por Laura Guimarães, coordenadora do grupo de investigação em Toxicologia Ambiental Marinha e Costeira do CIIMAR e docente da Faculdade de Ciências da U.Porto FCUP).
O CIIMAR será a instituição executiva do projeto, em resultado de “um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido há vários anos na Universidade” nos domínios da ciência do oceano, educação para o oceano e a sua sustentabilidade.
Entre as iniciativas implementadas incluem-se “atividades de investigação sobre a educação de temas do Oceano, o desenvolvimento de recursos e formação avançada para os professores do ensino básico e secundário e outros educadores e várias ações de divulgação realizadas com o intuito de fazer compreender a importância do oceano para a sustentabilidade da vida na terra, para as nossas vidas, e a nossa influência sobre o oceano”.
Para Laura Guimarães, a atribuição da nova cátedra à U.Porto é por isso “especial”, mas também uma oportunidade de fazer a diferença numa área premente. “Temos de ser capazes de beneficiar destes recursos preservando-os para as gerações futuras, mas também temos de perceber o nosso impacto nesse mesmo oceano”, afirma.
No Dia Internacional dos Oceanos, Laura Guimarães afirmou à Lusa que Portugal é o país com “a maior Zona Econômica Exclusiva da União Europeia com a recente extensão da Plataforma Continental” e que a economia azul “tem vindo a contribuir cada vez mais para o Produto Interno Bruto (PIB), destacando a necessidade de existirem “mais profissões ligadas ao mar”.
Para além do CIIMAR, a nova cátedra conta com o apoio do Ministério do Mar de Portugal, Ministério das Pescas e do Mar de Angola, APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, Câmara Municipal de Gaia, Câmara Municipal de Vila do Conde, Câmara Municipal de Viana do Castelo, Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e da Biblioteca Pública e Arquivo Regional, Açores.
Entre os parceiros da cátedra contam-se ainda as faculdades de Ciências e de Letras da U.Porto, o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), o INESC-TEC, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), a Direção Geral da Política do Mar e internacionais, a Casa das Ciências, a Rede Nacional de Escolas Associadas da UNESCO, YScience, ou o teatro de marionetas Historioscopio.
Lançado em 1992, o Programa de Cátedras UNESCO uniTwin promove a cooperação e interligação entre universidades a nível internacional, com o objetivo de reforçar as capacidades institucionais através da partilha de conhecimento e do trabalho colaborativo. A Rede uniTwin (University Twinning and Networking Programme) reúne atualmente mais de 700 instituições de 114 países.
Em Portugal, existem 15 cátedras UNESCO ativas. Para além da Cátedra “Ocean Expert”, a U.Porto acolhe ainda a Cátedra “Patrimônio, Cidades e Paisagens. Gestão sustentável, Conservação, Planeamento e Projeto”, coordenada pela Faculdade de Arquitetura (FAUP) e a Cátedra “Vida na Terra”, coordenada pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da U.Porto (CIBIO-InBIO).
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Portuguesa define novo estádio para jogar durante reforma do Canindé
A Portuguesa anunciou na tarde desta segunda-feira (20) o novo…
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…